Tuneladora norte da Linha 6-Laranja chega à estação João Paulo I

Equipamento passará por cinco estações, entre Freguesia do Ó e Brasilândia

A tuneladora, conhecida popularmente como “tatuzão”, que realiza a perfuração no sentido norte da Linha 6-Laranja de metrô, chegou à estação João Paulo I, o seu segundo ponto de parada, nesta quarta-feira, dia 30. A estação está localizada na Rua Ameliópolis, 272, com dois pontos de acesso na Avenida Miguel Conejo e vai contar com um terminal de ônibus interligado para facilitar a locomoção dos passageiros.

A tuneladora vai permitir a conexão da estação com outros poços e as demais estações da Linha 6, continuando seu trajeto pelo Trecho Norte até o terceiro ponto, a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado.

Para chegar à estação João Paulo I, a tuneladora avançou subterraneamente por 813 metros e permitiu a instalação de 452 anéis. Ao todo, o equipamento passará por mais três estações, entre Freguesia do Ó e Brasilândia.

“Todo o trajeto que está sendo construído pelas tuneladoras norte e sul irá ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia. Com isso, os usuários reduzirão em apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia”, afirma o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.

Já a tuneladora sul, chamada Maria Leopoldina, deverá chegar ao seu quarto ponto, a futura estação Perdizes, em setembro. O equipamento segue realizando a perfuração e vai abranger 10 estações até o destino final, a futura estação São Joaquim.

A Linha Uni é a empresa responsável pela retomada do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que conta com investimento comprometido de mais de R$18 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de cerca de 9.000 empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.

30/08/2023 – Linha Uni

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