Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ViaMobilidade utiliza robô para aprimorar o monitoramento das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Com o objetivo de garantir uma viagem mais segura e eficiente aos passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade passou a utilizar um robô na inspeção das vias permanentes. Com a iniciativa, as ações de manutenção das linhas, realizadas com frequência, estão mais direcionadas e precisas, o que contribui para uma operação mais eficiente e segura.

O robô, sob a responsabilidade da empresa RailBotic, fará a inspeção trimestral da geometria de via permanente de ambas as linhas por dois anos. Com a nova tecnologia, estão sendo monitorados solo, lastro (britas), trilhos e seus equipamentos – elementos que compõem as superfícies que permitem que os trens circulem. A geometria de via leva em consideração diversos fatores, como o espaçamento entre os trilhos (bitola), raio de curva, elevação da via e nivelamento, entre outros.

O trabalho automatizado conta com apoio de um veículo para ser rebocado. O robô faz o mapeamento das vias por meio de diversos sensores. Os dados coletados vão para um banco de dados, que armazena as condições da via permanente. As informações passam por análises qualitativas e quantitativas, que podem ser utilizadas na tomada de decisões por parte das equipes de manutenção.

“Essas informações irão tornar mais assertivas as ações já implementadas pela ViaMobilidade para garantir segurança operacional e viabilizar melhorias, pois mapeiam os pontos que necessitam de atenção”, diz Fernando Nunes, diretor da concessionária. “O uso de ferramentas de detecção de alta precisão, alinhada a programas de gerenciamento e análise, impacta na qualidade do serviço oferecido e na forma como são utilizados os recursos financeiros da concessionária”, completa.

20/07/2022 – Mobilidade Sampa

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email