Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb inaugura ponto de coleta de resíduos eletrônicos na Estação Farrapos

Disponibilizado em parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, coletor está disponível para usuários do metrô desde a tarde desta segunda-feira (6).

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Trensurb inaugurou, na tarde desta segunda-feira (6), um ponto de coleta de resíduos eletrônicos na Estação Farrapos, junto à Central de Achados. No local, os usuários do metrô podem descartar objetos como eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras e periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas. O ponto de coleta permanecerá disponível nos dias úteis, durante o horário de funcionamento da Central de Achados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, que atua na reciclagem de eletrônicos buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda. O diretor da Cooperativa, José Luís Cardoso, afirma que “a inauguração, para nós como cooperativa, foi um sucesso. Era um sonho colocar nas estações os coletores, para dar visibilidade para o povo que não tem a possibilidade de estar descartando seu resíduo em um local que irá dar o destino correto”. Ele declarou ainda que espera uma resposta positiva do público para que, futuramente, haja a ampliação da ação: “Fica marcada a Semana do Meio Ambiente de 2022 por essa parceria. Isso é um piloto, se tivermos uma acolhida da população que transita pela Trensurb, iremos expandir isso para outras estações. Esperamos que seja bem produtivo e que possamos aumentar os coletores”.

Gerente de Governança da Trensurb, Josiane do Canto afirma que “a parceria com a Cooperativa Paulo Freire une responsabilidade ambiental ao desenvolvimento sustentável, proporcionando o descarte correto de eletrônicos e geração de renda para os cooperados, além de ser mais uma facilidade da Trensurb para seus usuários e empregados”. Essa parceria também disponibiliza, durante uma semana por mês, um ponto de coleta para os empregados da Trensurb, na sede da empresa.

O cooperador Paulo dos Santos, que participou da instalação do coletor, comentou sobre a importância da ação: “É importante por conta da coleta seletiva, retirar o material nocivo do meio ambiente e gerar empregos para as pessoas mais vulneráveis”. Também presente na instalação do ponto de coleta, o chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, Guilherme Campos, explica que “os resíduos eletrônicos são 100% recicláveis, porém, quando descartados de forma incorreta colocam em risco a saúde pública”. Segundo ele, “a Trensurb já possui um papel social muito importante e, através de uma gestão engajada, surgiu esta oportunidade de oferecermos mais essa facilidade e, assim, sermos este elo entre a sociedade e cooperativas de recicladores. Evitamos um problema ambiental e ainda ajudamos a Cooperativa Paulo Freire e, consequentemente, várias famílias”.

06/06/2022 – Trensurb

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email