Sexta-feira, 6 de julho de 1973. O “trem-protótipo”, a primeira composição a contar com seis carros interligados, padrão especificado para se adequar a extensão das plataformas da Linha Norte-Sul, atual Linha 1- Azul, foi despachado do Pátio Jabaquara para percorrer de forma inédita os 11 km entre as estações Jabaquara e Liberdade. Os carros metroviários, com sacos de areia para simular o peso dos passageiros, testaram com sucesso a via permanente, o sistema de alimentação elétrica, o sistema ATO (Automatic Train Operation), que permitia ao trem abrir e fechar portas automaticamente ao parar nas plataformas das estações ainda em fase de obras civis.

Naquele dia, a composição metroviária se movimentou na modalidade manual, a 20 km por hora, pois o mapeamento da via exigia uma minuciosa observação da via e dos equipamentos AMV (aparelhos de Mudança de Via) já instalados. O responsável por este momento único na história da Companhia do Metrô foi o engenheiro eletricista Peter Ludwig Alouche, que um ano antes havia ingressado na Companhia do Metrô de São Paulo com o registro funcional nº 987. Peter comandava uma equipe de 50 funcionários, entre engenheiros e técnicos, todos trabalhando ininterruptamente 12h, 14h, às vezes 16h por dia. “Tive a responsabilidade da coordenação das diversas equipes nos testes de aceitação Trem – Via Permanente, compatibilizando equipamentos fabricados no exterior com a realidade pioneira do metrô paulistano, o primeiro metrô a iniciar a operação plenamente automatizado. Era um tempo de intensas atividades”, relata Peter.

Ainda com entusiasmo, como se estivesse em seus primeiros dias de Metrô, Peter percorreu como passageiro, o percurso que há quase cinquenta anos atrás, ajudou decisivamente a implantar. “A companhia do Metrô é um orgulho para todos nós, passageiros, funcionários e ex funcionários, alta direção”, declara Peter. E reafirmando o compromisso do Metrô com a manutenção vigorosa de seus ativos, o trem que Peter colocou para testar a via circula modernizado diariamente na Linha 1- Azul com a nomenclatura técnica de I-24.

09/07/2021 – Metrô de São Paulo

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