Embora otimista, setor cobra novas políticas de incentivo e pede cautela com ações que beneficiam a compra de carros particulares
12/09/2024 – Diário do Comércio (MG)
Impulsionado pela retomada pós-pandemia, o transporte de passageiros sobre trilhos cresceu 54% em Minas Gerais, configurando-se como o maior avanço registrado no Brasil. No primeiro semestre deste ano, 13,22 milhões de pessoas foram transportadas em território mineiro – um crescimento 4,65 milhões ao comparar com o mesmo período de 2023.
Os dados fazem parte do balanço mais recente divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Segundo a análise, as expansões do metrô em Belo Horizonte com a ampliação da linha 1 e construção da linha 2 estão entre as principais apostas do setor no Estado.
Para o presidente do conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, a expectativa é positiva, principalmente após a concessão do metrô na capital mineira em março do ano passado. “Acreditamos que, com isso, a rede possa crescer e assim atender mais pessoas nos próximos anos”, avalia.
No contexto nacional, os avanços no número de passageiros foram significativos, com crescimento de 4,4% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, o setor ainda segue com 80% dos passageiros ao comparar com números pré-pandemia. “Em relação ao último semestre, registramos um crescimento que possa apontar uma retomada”, analisa Joubert Flores.
Setor clama por políticas de estímulo ao transporte público
Embora exista perspectiva de retomada, a categoria já compreende a inviabilidade de recuperação da demanda anterior à pandemia. Um dos motivos listados é uma mudança de comportamento da população, impulsionada pela adoção do trabalho híbrido e remoto, além das compras pela internet, que contribuíram para a redução dos deslocamentos para consumo.
Já em termos de expansão das linhas no País, o avanço é avaliado como tímido, mas existe otimismo com relação às entregas de novos trechos ainda neste ano. De acordo com Joubert Flores, é estimado que mais de 60 quilômetros de linhas estejam em construção no Brasil e cerca de 20% desses trechos devem ser entregues ainda em 2024.
Para o próximo ano, a categoria espera novas políticas de incentivo e pede cautela com ações que beneficiem a compra de carros particulares, a fim de não prejudicar a mobilidade nas grandes cidades. “Esperamos uma política de estímulo ao transporte público em detrimento ao transporte particular que indiretamente assistimos hoje”, argumenta o presidente do conselho da ANPTrilhos.
De acordo com o setor, em junho deste ano, a frota brasileira de automóveis e motocicletas ultrapassou a marca de 90 milhões, um aumento de 3,07% em comparação a 2023. Os dados são encarados com preocupação, tendo em vista que as atuais políticas públicas podem priorizar a aquisição de veículos particulares em detrimento do desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável.
Região Sudeste ultrapassou 1 bilhão de passageiros transportados sobre trilhos em 2024
No primeiro semestre de 2024, os sistemas urbanos sobre trilhos transportaram 1,25 bilhão de pessoas. Ao analisar apenas a região Sudeste, as 29 linhas dos atuais dez sistemas sobre trilhos transportaram 1,13 bilhão de passageiros – o que indica que o sistema está altamente concentrado na região.
Em São Paulo, maior malha ferroviária do Brasil, o governo estadual lançou o “Programa SP
nos Trilhos”, abrangendo mais de 40 projetos de transporte de passageiros e cargas. O plano de expansão ferroviária está estimado em R$ 194 bilhões e visa implantar uma malha de sistemas sobre trilhos com mais de 1.000 quilômetros, englobando Trens Intercidades (TICs), Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), metrôs e trens urbanos.
Para a ANPTrilhos, essas medidas simbolizam a retomada de grandes investimentos no setor, além de proporcionar a criação de um ambiente propício ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável de toda a categoria.