Os testes com trens na linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, ligando Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, começarão a ser feitos a partir de março. Segundo o secretário de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, os testes operacionais da parte elétrica e de sinalização foram iniciados em janeiro, mas os primeiros com os trens serão no início do mês que vem, entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
No mês seguinte, será a vez do trecho entre o Jardim Oceânico, na Barra, na zona oeste, e São Conrado, na zona sul. “A partir de maio, toda a linha estará em testes para a inauguração em julho. Cronograma mantido”, adiantou à Agência Brasil. Carlos Roberto informou que o governo do estado vem trabalhando com empenho na implantação da linha 4, classificada como a maior obra de infraestrutura urbana do Brasil.
“Estamos na reta final das obras com as fases mais difíceis já concluídas e nosso cronograma permanece inalterado com a entrega da linha 4 para julho deste ano a tempo para os jogos olímpicos de 2016. Será um grande legado para a população”, assegurou.
Comitê Olímpico
Para o secretário, não existe qualquer motivo de preocupação quanto ao não cumprimento do prazo. “Nós mantemos permanente contato com o Comitê Olímpico Internacional, que acompanha as obras que seguem em ritmo pleno até a sua conclusão”, completou. Sobre o financiamento, que é um ponto importante para a obra, ele disse que o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, tem a palavra e o compromisso da presidenta Dilma Rousseff para a liberação de recursos para a obra.
Recordou que o governador esteve recentemente em Brasília e recebeu a garantia do Ministério da Fazenda da liberação, ainda em fevereiro, da parcela necessária e, depois em maio, da última parcela de pagamentos. “Com isso, o metrô será entregue no prazo – em julho deste ano”, afirmou.
O governo do estado informou que, na próxima segunda-feira (22), o secretário Carlos Roberto Osório, e a presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius, vão fazer, às 9h30, uma visita técnica aos canteiros da Linha 4 do Metrô, em Ipanema e São Conrado.
De acordo com o governo estadual, a obra atingiu 90% da conclusão e as estações estão em fase de acabamento. “Na reta final de construção dos túneis na zona sul, o tatuzão [equipamento usado para perfuração do solo] chegou neste sábado (20) ao fim do Leblon, quando concluiu a escavação em areia. Faltam só 200 metros em rocha para finalizar o eixo Barra-Ipanema, que estará disponível à população em julho, antes dos Jogos Olímpicos. Neste trecho, faltam ser instalados apenas 3 quilômetros trilhos”, informou o governo estadual.
Público beneficiado
Pelos cálculos do estado, a partir de julho serão transportadas por dia 300 mil pessoas, com a perspectiva da retirada das ruas de cerca de 2 mil veículos por hora/pico. A linha 4 terá 15 novos trens, que já estão em testes de circulação com passageiros nas linhas 1 e 2.
Em mensagem pela internet para o Comitê Olímpico Internacional, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, tinha demonstrado preocupação com o risco de as obras não terminarem no prazo esperado. A informação foi divulgada hoje em uma matéria do jornalO Globo. Mas pela manhã, antes de uma reunião com toda a equipe da prefeitura, o prefeito do Rio disse que as preocupações são naturais nesta fase de preparação para os jogos e que confia no cumprimento do cronograma da obra da linha 4 do metrô.