Trem do Pampa – Uma viagem pela nossa querência

Chegada do equipamento em Sant’Ana do Livramento confirma o início da operação ainda para o segundo semestre.

O “Trem do Pampa” está quase pronto para sua viagem inicial. A chegada à cidade do trem modelo “VLT Prosper”, produzido pela Marcopolo Rail, na manhã da quinta-feira (6) é mais uma etapa marcante deste projeto, capitaneado pela Giordani Turismo, que está cada vez mais próximo da população e dos visitantes da Fronteira da Paz.

Mais de dez anos separam a ideia dos gestores da empresa, com sede em Bento Gonçalves (responsável pela operação do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho), da concretização e início da operação em Sant’Ana do Livramento. “Fomos muito resilientes em todo o processo pois acreditamos que o “Trem do Pampa” é um projeto que vai agregar valor a toda a região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam o destino para compras. Já teríamos desistido se de fato não acreditássemos no potencial”, afirma Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani.

A empresa já está presente na cidade há pelo menos dois anos, realizando roçada e manutenção nos trilhos e dormentes da via férrea. Mais recentemente encerrou-se o processo de reforma e melhorias estruturais na Estação Férrea de Livramento, que será usada como bilheteria e área de acesso à plataforma de embarque do passeio. Em uma etapa posterior a Estação Palomas, também utilizada pelo passeio, será reformada. A expectativa é que em operação o “Trem do Pampa” gere 70 vagas de emprego, diretas e indiretas.

Em maio, funcionários da Giordani se uniram à Prefeitura Municipal e Batalhões Militares locais em uma ação ambiental. O objetivo foi a conscientização dos moradores da comunidade lindeira sobre a importância da manutenção dos ambientes limpos e organizados para a saúde e bem estar da própria comunidade. Parte do trajeto urbano dos trilhos também recebeu o plantio de mais de 3 mil mudas de plantas como agapantus, hortênsias, heras, cerca vivas e bambus. Uma segunda etapa está prevista para este mês de julho, na qual estão previstas o plantio de mais 3 mil mudas de flores.

Uma viagem pela nossa querência

Inspirado no formato de sucesso do “Trem do Vinho” que completa 30 anos de passeios em 2023, o passeio “Trem do Pampa” vai ter como tema a cultura gaúcha e os encantos do Pampa, com atrações musicais e culturais, apresentadas por artistas locais dentro do trem, nos vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet”.

Durante os vinte quilômetros que separam as Estações Livramento e Palomas o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas, apreciar os parreirais em forma de espaldeira, e conhecer o terroir da região através da degustação, à bordo. Serão oferecidos vinhos das variedades Cabernet Franc, Gewurztraminer e suco de uva, produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visitação ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa também está inclusa no bilhete do passeio.

Um diferencial importante no “Trem do Pampa” é o próprio trem. O modelo ‘VLT Prosper’ foi o primeiro veículo ferroviário produzido pela Marcopolo Rail, adquirido pela Giordani Turismo em dezembro de 2020. A sigla ‘VLT’ quer dizer veículo leve sobre trilhos, o que significa um trem silencioso, equipado com janelas de vista panorâmica, ar-condicionado, sistema de som e imagem, poltronas reclináveis e acessibilidade.

“O Prosper é um trem 100% nacional, que reforça o compromisso da Marcopolo de aprimorar o transporte de passageiros de alta capacidade, com soluções inovadoras e tecnológicas. O “Trem do Pampa” foi customizado para a operação turística, com isso, os passageiros terão uma experiência única em termos de conforto e segurança, além de uma vista panorâmica. Essa entrega demonstrou a versatilidade de atendimento da companhia aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos”, pontua Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Inicialmente o passeio será operado apenas aos sábados, em dois horários. O primeiro com saída às 14h (sentido Sant´Ana do Livramento / Palomas), visitação à Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento. O segundo horário parte de ônibus da Estação de Livramento, às 13h30, faz a visita na Vinícola Almadén e em seguida embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento. Cada horário recebe até 100 passageiros e os roteiros tem duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 à bordo do trem. O valor do passeio, por pessoa, é R$ 135,00, crianças até 5 anos, no colo, são isentas.

Trem sobre rodas atravessou o RS

Para chegar ao seu destino o “Trem do Pampa” atravessou o Rio Grande do Sul. Desde segunda-feira, dia 3 de julho, uma grande operação logística envolveu mais de 35 pessoas no deslocamento do “VLT Prosper” por mais de 730 quilômetros entre Bento Gonçalves, na Serra, até Sant’Ana do Livramento.

O comboio com duas carretas para cargas especiais (cada uma com 28 metros) e outras duas carretas de apoio, foi escoltado por batedores e chamou atenção pela cena inusitada de um trem andando sobre rodas.

Em rodovias federais os carros não puderam ultrapassar os 60km/h, e em rodovias estaduais 50km/h, com isso a viagem foi dividida em 4 etapas. No primeiro dia (03), o trecho entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Dia 4, passagem pelos vales, região metropolitana de Porto Alegre, seguindo até Pelotas. Dia 5, região Sul, entre Pelotas e até próximo ao acesso de Sant’Ana do Livramento. Finalmente dia 6 de julho, a chegada do trem à Estação de Livramento, de onde sairá o roteiro.

VLT Prosper – Ficha técnica (fonte Marcopolo Rail)
Fabricação 100% Nacional
Atendimento à normas internacionais ferroviárias
Ampla área envidraçada
Bidirecional
Alta capacidade de customização
Baixo LCC – life cycle cost

PROSPER – VERSÃO INTERCIDADES \ TURISMO CARACTERÍSTICAS
Bitola da via (mm) 1000 (1435 / 1600 sob consulta)
Movimentação Bidirecional
Número de cabines por VLT 2 (duas)
Material das janelas Policarbonato / Vidro
Comprimento aproximado de cada carro 18.000 mm
Largura externa máxima 2.900 mm
Altura máxima do veículo 3.900 mm
Tipo de motorização para tração Diesel-hidráulica
Rampa máxima 3%
Capacidade total de passageiros por VLT Versão 2 Carros: 122
Capacidade passageiros sentados por VLT 122 180 248
Velocidade máxima operacional 80 Km/h
Nível máximo de solavanco 1,0 m/s³
Nível da Plataforma de Embarque 1100 mm

Para referência | Boilerplate

A Giordani Turismo tem 30 anos de atuação no segmento de turismo. Desde 1993 é a operadora oficial do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho. Empresa referência na preservação e disseminação da história e cultura local, também administra o Parque Cultural Epopeia Italiana, e oferece mais de 30 opções de roteiros, que contemplam variados atrativos da região, e vendidos na própria agência (Bento Gonçalves/RS), ou nas melhores agências e operadoras do Brasil. Usa sua expertise para a captação e operação de eventos de todos os segmentos, e grupos corporativos. Oferece agenciamento de hospedagens e receptivo com serviços de transfer. www.giordaniturismo.com.br

12/07/2023 – Giordani Turismo

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