Furtar cabos e materiais ferroviários é crime e prejudica a circulação dos trens e a vida de milhares de pessoas. Infelizmente os registros de tentativas de furto de cabos no sistema ferroviário voltou a crescer em novembro, após dois meses de queda. Com um total de 29.183 metros de cabos furtados em 686 ocorrências de janeiro a 15 de novembro de 2021, o quantitativo de materiais levados já é mais que o triplo do total que foi substituído pela empresa em 2020 após a ação de criminosos, quando houve 355 casos e 7.474 metros de cabos furtados.

A situação se agrava no ramal Japeri, que teve 323 ocorrências e 15.784 de cabos levados, com destaque para as regiões de Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Isso significa um custo de R$ 1,5 milhão com a reposição deste material apenas neste ano. O maior prejuízo, porém, é para os nossos clientes, já que de janeiro a outubro 1.102 viagens foram canceladas ou interrompidas por este tipo de crime.

O furto desses cabos, especialmente de sinalização, prejudica todo o planejamento e afeta os intervalos entre os trens porque o comando para o maquinista seguir viagem passa a ser feito por rádio pela equipe de controladores que atuam em nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e não mais de forma automática. Isso gera irregularidades nos intervalos, pois maquinistas precisam parar o trem e aguardar ordem de circulação, por medida de segurança. Por vezes, viagens são canceladas, e o tempo de espera na plataforma pelos passageiros acaba sendo maior. O período de maior impacto é no pico da manhã, horário com intenso tráfego de trens com destino à Central do Brasil.

Para mitigar ações deste tipo, temos feito ajustes na instalação dos cabos que culminam em um custo três vezes maior que o modelo tradicional. Além disso, aderimos ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) por meio do qual policiais atuam nas áreas mais sensíveis apoiando as forças de segurança do Estado. Vale lembrar que desde setembro, contamos com o apoio do Disque Denúncia para combater este crime. Nossos clientes e a população em geral podem fazer as denúncias pelo número 2253-1177 quando testemunharem atitudes suspeitas nas estações ou na via férrea. Saiba mais sobre essa iniciativa aqui.

26/11/2021 – SuperVia