Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

A Secretaria de Estado de Transportes contratou a empresa First Decision Tecnologias Inovadoras para desenvolver e implantar o Centro Integrado de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana (CIMU), conforme publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21/06). A iniciativa conta com financiamento do Banco Mundial.

O CIMU, que deverá ser plenamente implementado em 2022, permitirá à Setrans o acompanhamento, em tempo real, das informações referentes à operação de todos os modos de transportes intermunicipais. Será composto por técnicos da Secretaria que ficarão responsáveis por reunir, armazenar, processar e integrar dados referentes à infraestrutura, aos serviços concessionados, à bilhetagem eletrônica e aos eventos ocorridos nas operações.

– O Estado terá maior controle sobre o monitoramento do sistema, principalmente em relação às questões operacionais. Isso proporcionará mais transparência e será um facilitador para a tomada de decisões e respostas imediatas a eventuais problemas. Além disso, permitirá o planejamento de políticas públicas com foco na melhoria da prestação do serviço para a população – ressaltou o secretário de Transportes, Juninho do Pneu.

A iniciativa também visa aperfeiçoar a comunicação com os usuários, uma vez que, futuramente, os dados serão compartilhados com aplicativos de mobilidade urbana, o que possibilitará o acompanhamento, em tempo real, das operações dos transportes, com diversas informações.

21/06/2021 – Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email