O sistema conta agora com 220 body cams acopladas ao fardamento dos agentes de atendimento, além das moto rondas diárias realizadas nas linhas 1 e 2
Comprometida em promover inovações que reforcem continuamente a segurança de seus clientes e colaboradores, a CCR Metrô Bahia conta com mais dois importantes serviços para todos que utilizam o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas: câmeras corporais, as chamadas Body Cams, além das Moto Rondas. Ambos os equipamentos têm por objetivo se somarem às mais de 2 mil câmeras espalhadas por todo o sistema trazendo maior agilidade na prestação do serviço, do atendimento e do atendimento às emergências dentro das áreas administradas pela concessionária.
“A segurança de nossos clientes e colaboradores é um valor para a CCR Metrô Bahia. Por isso, estamos continuamente em busca de aprimorar nossa atuação com treinamentos contínuos de capacitação de nossos colaboradores e investimentos que aumentem a proteção aos nossos clientes”, explica Leonardo Balbino, gerente de Atendimento da CCR Metrô Bahia.
No total, são 220 câmeras portáteis corporais utilizadas pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), que permanecem acopladas ao fardamento durante todo o turno de serviço. Os dados trazidos pelas câmeras podem inibir comportamentos inadequados, registrar eventuais falhas e servem também para treinar agentes e planejar ações, além de salvaguardar esses mesmos profissionais em situações de perigo e/ou conflito.
“Em situações que necessitem de mais esclarecimentos, o download das imagens é feito imediatamente. Esses backups acontecem em dock stations situadas em locais estratégicos”, detalha Leonardo Balbino. Para essas situações, as imagens podem ser concedidas a instituições de segurança pública através de solicitações da Justiça. O uso das câmeras é importante para o aprimoramento na atuação dos agentes de atendimento, a transparência e a padronização de procedimentos.
Moto Ronda
Para atender às demandas da operação, o trabalho da Moto Ronda é diário e dividido em dois turnos: das 06h às 18h30 e das 18h às 06h30. Ao todo, 18 Agentes de Atendimento e Segurança, atuando com motos, trafegam por cerca de 100 km por dia, entre as linhas 1 e 2, numa ação sincronizada com o Centro de Controle Operacional (CCO) e com as Salas de Supervisão Operacional (SSO) das estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia. A iniciativa tem como foco garantir a segurança patrimonial e proteção do equipamento público, mas, durante as rondas, os colaboradores também podem prestar apoio em situações nas proximidades de estações e terminais do sistema metroviário.
Anjos da Prevenção
Como segurança é um valor para todos os colaboradores da CCR Metrô Bahia, a concessionária compartilha diariamente em campanhas, treinamentos e programas internos o papel de todos na construção de uma empresa e um metrô cada vez mais seguro. Esse é o mote, por exemplo, da campanha institucional Anjos da Prevenção, promovida com o objetivo de demonstrar a essencialidade de comportamentos seguros e que garantam a integridade de todos. A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção – PDP, que reúne ainda Diálogos de Segurança, Treinamentos específicos, Inspeções Planejadas, entre outras ações.
A CCR Metrô Bahia completa oito anos de operação em 2022. Com 33 km de extensão, duas linhas e 20 estações, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transporta cerca de 300 mil pessoas por dia e mais de 400 milhões de passageiros já passaram por ele. A concessionária conta com cerca 1.350 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2021.
31/01/2022 – CCR Metrô Bahia