fm18_ROLAND-ZAMORA-VEGA_300x300

No dia 18 de julho de 2018, Brasília sediará o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, evento que reunirá os candidatos à Presidência da República, especialistas e entidades nacionais e internacionais, com o objetivo de debater e apresentar propostas para ampliar a rede de atendimento de transporte de passageiros sobre trilhos, fundamental para a mobilidade urbana nas grandes e médias cidades brasileiras.

Entre as entidades participantes e apoiadoras do Fórum está a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que será representada pelo Secretário Geral, Roland Zamora. O executivo participará do “Painel: Estruturação da mobilidade urbana e soluções para a sua integração e desenvolvimento”, com a apresentação “Por que o desenvolvimento de projetos metroferroviários é a melhor opção para o transporte sustentável das grandes cidades latino-americanas”.

Em entrevista ao Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, Zamora destaca alguns pontos sobre a participação que fará no evento promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O Secretário Geral da ALAMYS enfatiza que apresentará um panorama da atual situação do setor metroferroviário na América Latina, destacando que o transporte de passageiros sobre trilhos é o caminho para o desenvolvimento sustentável do Brasil e da América Latina.

Veja a entrevista:

Como vem sendo o trabalho da ALAMYS na implementação de melhores práticas com foco nos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos e de que forma as ações da entidade tem beneficiado o Brasil?

Roland Zamora: A ALAMYS tem desenvolvido uma campanha de comunicação que realça os argumentos da importância dos investimentos nos transportes metroferroviários, visto que são cruciais para o desenvolvimento sustentável das grandes cidades brasileiras e latino-americanas. Esta campanha se compõe de três produtos: um relatório de benchmark técnico, que apresenta uma avaliação qualitativa e quantitativa de argumentos sólidos; um resumo que recolhe as principais conclusões da avaliação qualitativa e quantitativa e que serve de documento informativo para os tomadores de decisões; e, finalmente, um guia de melhores práticas de gestão de megaprojetos. Todos estes documentos estão baseados na experiência de nossos membros, tanto brasileiros como dos outros países latino-americanos, e estão disponíveis em português. As boas experiências e recomendações do setor latino-americano estão disponíveis e procuramos apresentar as conclusões para as autoridades brasileiras, mediante reuniões com políticos, prefeitos, entre outros.

De que forma o Brasil poderá se beneficiar dos modelos internacionais de transporte de passageiros sobre trilhos?

Roland Zamora: Atualmente, o Brasil conta com modelos de transporte que estão sendo usados e aprovados no nível internacional. Por exemplo, o projeto do VLT Carioca mostra que investimentos na infraestrutura do transporte de passageiros sobre trilhos tem um impacto importante na qualidade de vida das cidades brasileiras. Dessa forma, o Rio de Janeiro não se distingue de Paris ou Londres, onde projetos similares estão sendo desenvolvidos há muito tempo. Para que os projetos tornem-se exitosos, é importante que as autoridades tenham todas as informações necessárias para cumprir com um planejamento consolidado dos projetos. Entendemos que o planejamento completo e consolidado de um projeto apresenta o desafio principal, mas, infelizmente, com frequência e devido a um planejamento errado, os projetos não se concluem. Por isso, a ALAMYS oferece o seu apoio às autoridades que estão planejando novos sistemas de VLT ou de metrô, mediante a experiência de seus membros.

O público pode esperar em relação à sua participação no Fórum de Mobilidade ANPTrilhos?

Roland Zamora: O principal objetivo da nossa participação consiste em apresentar a nossa campanha de comunicação, conforme já mencionado, para os tomadores de decisões no Brasil e oferecer o apoio da nossa associação, os 40 operadores e autoridades que compõem a nossa comunidade, para o planejamento e implantação de melhores projetos. Vamos apresentar uma visão atual da situação do segmento metroferroviário na América Latina. Além disso, faremos a apresentação da nossa estratégia comunicacional para fomentar mais e melhores projetos sobre trilhos na região.

Como será a sua apresentação no Painel: Estruturação da mobilidade urbana e soluções para a sua integração e desenvolvimento?

Roland Zamora: O título da minha palestra será: “Por que o desenvolvimento de projetos metroferroviários é a melhor opção para o transporte sustentável das grandes cidades latino-americanas”. A ALAMYS apresentará as principais razões pelas quais queremos fomentar mais e melhores projetos sobre trilhos na América Latina, pois entendemos que ainda temos uma baixa cobertura em quilômetros de rede. A apresentação estará baseada no documento político da ALAMYS do mesmo nome, disponível em nosso site www.alamys.org/pt, no menu “Estratégia Pro-Rail”.

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos
O objetivo do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos é reunir os candidatos à Presidência da República para debater propostas e ações voltadas à ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos, além de apresentar a pauta sugerida pelo setor, que tem foco no desenvolvimento desse segmento fundamental para a mobilidade e economia do país. O evento reunirá, ainda, especialistas nacionais e internacionais.

Serviço
Data: 18 de julho de 2018
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, SHS Quadra 06 Lote 01, Conjunto A, Brasília/DF

CLIQUE AQUI e acesse a Programação completa do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos!
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS! CLIQUE AQUI e inscreva-se!