O projeto “Modelo colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro” foi vencedor do 1º Prêmio Inova Transporte, promovido pelo Sistema CNT, composto pela Confederação Nacional do Transporte, Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e Instituto de Transporte e Logística (ITL). A premiação foi realizada durante o primeiro encontro da Rede Alumni, no dia 29 de março, em Brasília (DF).
O trabalho apresenta um estudo de um modelo colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro, com uma dinâmica de modelos colaborativos entre as organizações CPTM, Metrô, MRS, VLI e Rumo, no universo de compartilhamento de Serviços, de Ativos, no Intercâmbio de Conhecimento e na Gestão de Suprimentos. Ele teve o intuito de incentivar a promoção da partilha de ações, benefícios e soluções convergentes entre os interesses comuns das organizações, tornando-as mais estratégicas, dinâmicas e competitivas perante ao mercado, impactando principalmente na redução de custos. Tais condições foram postas para a avaliação de importantes stakeholders especialistas do modal sobre trilhos através de entrevistas.
De autoria de Cristiano Vargas da Silva, Lucas Stiegemaier, Manassés Costa Filho, Milton Pinto da Silva Junior, Rafael Proença Pandolfi e Reginaldo Gregio, o projeto faz parte do curso Gestão de Negócios, promovido pelo Sistema CNT em parceria com a Fundação Dom Cabral, da turma fomada em 2022.
“Recebemos com grande orgulho e satisfação a escolha do projeto do setor metroferroviário como grande vencedor do Prêmio Inova Transporte. A atuação do Sistema CNT é fundamental para aumentar a competitividade das empresas e contribuir para o desenvolvimento da logística e mobilidade em todo o País!”, destaca Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
O Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, participou do evento juntamente com a Diretora Executiva da ANPTrilhos.
O Prêmio Inova Transporte tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de alta qualidade e reconhecer as melhores soluções implementadas nas empresas de transporte. Candidataram-se à premiação os alunos que tiveram seus trabalhos de conclusão de curso apresentados e aprovados até dezembro de 2022.
Segundo o Sistema CNT, em média, 61% dos projetos dos cursos do ITL são utilizados nas empresas transportadoras. Ao todo, cinco projetos foram premiados e receberam um troféu de reconhecimento pelo trabalho concretizado.
Os critérios utilizados para definir os projetos vencedores foram: relevância para o setor de transporte; relevância para a empresa transportadora; status da implantação; resultados gerados; financeiros; não financeiros; relevância para a sociedade e multimodalidade.
Em seu discurso no evento, o Presidente da CNT, Vander Costa, disse que o ITL – que está completando dez anos de existência – conta, hoje, com cinco especializações, três certificações internacionais e dois cursos executivos. “Todos esses produtos são oferecidos gratuitamente ao alto escalão das empresas de transporte associadas ao Sistema CNT. ” Nesse sentido, o presidente do Sistema CNT explica que, para planejar o futuro e superar os desafios atuais, é preciso ter profissionais capacitados. “E o ITL vem cumprindo o seu papel de formar novas lideranças para o setor, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.”
Segundo o Diretor-Executivo do ITL, João Victor Mendes, a Rede Alumni é um projeto que já estava sendo gestado há muito tempo e que, devido à pandemia, teve de ser adiado. “Hoje, temos reunidos representantes de todos os modais, de mais e 120 empresas. Nosso objetivo é alavancar a rede. Por isso, considero que o trabalho do Sistema CNT é transformador e vem contribuindo com o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, da economia do país.”
Já a Diretora Adjunta do ITL, Eliana Costa, destacou que o momento é para que todos possam se inspirar e se conectar. “Os gestores são o futuro do setor. E são eles que constroem um novo setor ainda mais forte e inovador”, afirmou.
Confira na íntegra os projetos vencedores e outros no Repositório Digital do ITL
Com informações da Agência CNT Transporte Atual.