Neste sábado, 30 de abril, o Via Trolebus esteve nas obras da futura estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás. O evento foi promovido pelo Metrô para blogueiros e atuantes das redes sociais e fóruns de discussão.
Tatuzão
Na fase atual da construção, o equipamento Shild está posicionado na futura estação para manutenção, antes de voltar a escavar cerca de 362 metros finais até o Poço Dionísio da Costa, onde será desmontado. O equipamento iniciou os trabalhos em setembro de 2013 no poço Bandeirantes, e quando chegar até o poço após a estação terminal da Linha 5, terá escavado 4,8 km de túneis.
O maquinário ao mesmo tempo que perfura o solo, instala anéis de concreto que dão sustentação, sendo ao todo neste trecho, 3.241 anéis. O tatuzão foi responsável pelo futuro caminho da Linha 5 entre as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Futura estação
A parada final da Linha Lilás está sendo constituída abaixo da estação atual da linha 2-Verde. Na década passada, quando o poço foi construído, já se previa a interligação. O passageiro que vier da zona sul rumo a Vila Prudente/Vila Madalena, ou vice versa, terá acesso entre as duas plataformas por meio de escadas rolantes localizadas entre o meio da atual estação, onde atualmente é possível ver tapumes das obras.
Sobre prazos de entrega, engenheiros do Metrô que acompanharam a visita, disseram que a expectativa é que as obras terminem em dezembro de 2017, quando o setor de operação da companhia assume os trabalhos.
Estação Santa Cruz
A expectativa é que a futura conexão entre as Linhas Lilás e Azul se dê por meio das plataformas da antiga linha norte-sul. Serão cerca de 7 escadas rolantes que farão a conexão.