Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb tem melhores indicadores de regularidade e pontualidade em trens e metrôs do País

Em análise dos serviços ofertados entre as maiores empresas nacionais, o metrô gaúcho é líder em qualidade
Em análise dos serviços ofertados entre as maiores empresas nacionais, o metrô gaúcho é líder em qualidade

A Trensurb comparou os serviços com outras operadoras de metrô do país nos principais indicadores de qualidade: regularidade e pontualidade. Esses indicadores estão vinculados às falhas dos trens. Entende-se a importância de verificar o impacto da operação para saber se a Trensurb cumpre a sua Missão, que é de transportar pessoas de forma rápida, limpa e com qualidade, conectando diferentes destinos.

A regularidade diz respeito às viagens regulares do metrô. Quanto mais próximo de 100%, mais regular está a empresa. Viagens perdidas baixam o valor deste indicador. Já a pontualidade avalia se o metrô cumpre sua tabela horária. Se a empresa atinge 100%, significa que não há atrasos, pois, viagens com atrasos baixam o valor deste indicador.

Mensalmente os dados são mensurados. Confira a média anual de 2015:

INDICADOR TRENSURB OPERADORA “A” DO CENTRO DO PAÍS OPERADORA “A” DO NORTE DO PAÍS OPERADORA “B” DO CENTRO DO PAÍS OPERADORA “B” DO NORTE DO PAÍS OPERADORA “C” DO CENTRO DO PAÍS
Regularidade 99,31% 94,05% 99,25% 92,60% 94,50% 98,30%
Pontualidade 99,994% 93,57% 97% 92,35% 79,40% 96,80%

Em linhas gerais, em 2015 foram registrados 0,69% de viagens perdidas, ou seja, menos de 1%. Os atrasos foram ainda menores, da ordem de 0,006%. Entretanto, nenhum passageiro deixou de ser transportado, pois quando uma viagem é perdida, outro trem na sequência substitui essa viagem.

No ano passado, a Trensurb transportou 57.554.522 usuários, o que equivale a uma média de 4.796.210 passageiros mensais. A média de usuários transportados por dia útil foi de 189.924.

Aeromóvel

Além da linha do metrô, a Trensurb oferece outros tipos de serviços, como o aeromóvel. A primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil completa três anos em agosto de 2016. A linha é operada pela Trensurb e conecta o metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Em 2015, foi registrado o transporte de 1.140.802 passageiros, média de 95.067 por mês.

Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.

O projeto atende às legislações ambientais vigentes e, como a propulsão se dá com o acionamento de motores elétricos, não há emissão de poluentes gasosos. Esses motores são dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando também a poluição sonora. Por sua vez, a média mensal de custo de propulsão por passageiro foi inferior a R$ 0,10 em 2015.
Ações ambientais, sociais e culturais

A Trensurb incentiva ações culturais e sociais desde o começo da operação comercial. A Biblioteca Livros sobre Trilhos foi criada em 2008, e atualmente o espaço disponibiliza empréstimos gratuitos de mais de 6,5 mil livros que compõem seu acervo – ampliado exclusivamente por meio de doações. Mais de 3,8 mil usuários estão cadastrados e usufruem dos títulos disponibilizados.

Ao longo de 2015, sete exposições foram realizadas na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel que dá acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado. O espaço cultural da Biblioteca Livros sobre Trilhos contabilizou outras cinco exposições. Confira aqui o balanço de todas as ações culturais já realizadas.

Tendo como uma de suas diretrizes o desenvolvimento com responsabilidade socioambiental, a Trensurb deu continuidade, em 2015, a seus tradicionais projetos sociais e iniciou a parceria com o programa Catavida para encaminhar resíduos para a reciclagem e gerar renda para catadores em Novo Hamburgo. A Campanha do Agasalho, arrecadou 57 toneladas de roupas para doação em 2015. Há ainda o programa Futuro Usuário, o Estação Educar, entre outros. Conheça também esses trabalhos e os resultados obtidos no ano passado clicando aqui.

05/07/2016 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email