Personalidades do transporte são reconhecidas com a Medalha JK da CNT

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou, nesta quarta-feira (12), na sede do Sistema Transporte, em Brasília, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK. Instituída em 1991, a honraria reconhece personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do setor de transporte e logística no Brasil.

Na ocasião, o ministro dos Transportes, Renan Filho, foi agraciado com a comenda no grau Grã-Cruz, a mais alta distinção concedida. Em seu discurso em nome de todos os agraciados com a honraria, Filho destacou a importância do trabalho coletivo para o avanço da infraestrutura nacional e agradeceu à CNT pela homenagem. “Essa homenagem reforça meu compromisso de continuar aplicando os recursos públicos com eficiência, atraindo investimentos privados e garantindo uma infraestrutura de transporte cada vez mais moderna e estruturada. Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio de um setor forte e dinâmico”, discursou.

Já o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou ser uma honra entregar a Medalha JK, em sua categoria máxima, ao ministro, cujo empenho tem sido decisivo para o avanço da infraestrutura do Brasil. “A CNT reconhece e valoriza uma gestão comprometida e eficiente, que mantém um diálogo aberto com o setor, fortalece o transporte e impulsiona o desenvolvimento econômico do país. Sob sua liderança, o setor recebeu investimentos estratégicos, avançou em inovação e tecnologia e acelerou obras essenciais por meio de parcerias público-privadas”, disse.

Além de Renan Filho, outras 12 personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte foram homenageadas nas modalidades Grande Oficial e Oficial. Entre elas, Luciene Machado, Superintendente da Área de Soluções para Cidades da Diretoria de Planejamento e Pesquisa Econômica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que recebeu a comenda no grau Oficial.

Machado, possui uma trajetória dedicada à estruturação de projetos de concessões e parcerias público-privadas no país, tendo iniciado sua carreira na Petrobras e atuado em empresas como Chemtech e Petroflex antes de ingressar no BNDES em 1998.

Com vasta experiência no setor, a executiva já havia sido premiada com o P3C – Carreiras de Impacto, em 2023, pela sua contribuição ao desenvolvimento de infraestrutura e mobilidade urbana.

Joubert Flores, presidente da Seção de Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros, e presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos, também participou da cerimônia, entregando a medalha no Grau Grande Oficial a Sérgio Leite, CEO de Ferrovias da Bamin e presidente do Conselho da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).

Também estiveram presentes prestigiando a cerimônia o Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos e Diretor da CPTM, Luiz Eduardo Argenton; a Diretora Executiva da Associação, Ana Patrizia Lira; o diretor de Operações da CCR Mobilidade, Francisco Pierrini; o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo.

Medalha

A Medalha JK leva o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek, reconhecido por seu papel fundamental na modernização da infraestrutura brasileira, sendo um marco para o avanço do setor de transportes no país. A honraria é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial.

A cerimônia também reforçou o compromisso das autoridades e profissionais do setor em promover melhorias contínuas na infraestrutura de transporte do Brasil, essencial para o desenvolvimento econômico e social do país.

Conheça todos os homenageados em 2025

HOMENAGEADOS NO GRAU GRANDE OFICIAL

Eduardo Bismarck – Deputado federal licenciado (PDT/CE) e atual secretário de Turismo do Ceará. Autor de importantes iniciativas legislativas voltadas ao turismo e transporte, incluindo o Projeto de Lei nº 5.758/2019, que estabelece diretrizes para a avaliação da qualidade dos serviços de transporte público.

Jorge Bastos – Diretor-presidente da Infra S.A. e ex-diretor-geral da ANTT (2015-2018). Liderou a publicação do Plano Nacional de Logística 2025 e coordenou estudos estratégicos para a Ferrovia Norte-Sul.

Luizio Valentim de Rizzo Rocha – Presidente do Sindasp e vice-presidente da Fenavega, desempenha um papel fundamental na promoção do transporte fluvial como alternativa sustentável para o escoamento da produção nacional.

Sérgio Leite – CEO de Ferrovias da Bamin e presidente do Conselho da ANTF. Com vasta experiência em infraestrutura e transporte ferroviário, ocupou cargos de destaque na Vale, Transnordestina Logística e Companhia Siderúrgica do Pecém.

Natália Resende – Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo, com expertise em concessões e parcerias público-privadas, além de forte atuação acadêmica na área.

Douglas Rodrigues – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com uma carreira consolidada no Direito do Trabalho e contribuições significativas para o setor de transporte e logística no Brasil.

HOMENAGEADOS NO GRAU OFICIAL

Luciene Machado – Superintendente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, referência em concessões e PPPs no setor de infraestrutura e vencedora do prêmio P3C – Carreiras de Impacto em 2023.

Felipe Busnardo Gulin – CEO e fundador da Embarca, além de diretor da CNT e presidente da Fepasc. Destaque na modernização das relações trabalhistas no setor de transporte.

Marcos Aurélio Ribeiro – Diretor jurídico da NTC&Logística, atuante na área desde 1987, sendo um dos principais especialistas em regulamentação do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Argyris Ikonomou – Presidente do Sindapar e empresário no setor de navegação marítima, com décadas de experiência no comércio internacional e logística portuária.

Luiz Ricardo de Souza Nascimento – Diretor da ANAC desde 2021, com uma carreira de mais de 40 anos na aviação civil e militar, promovendo avanços na segurança e gestão do espaço aéreo.

Danilo Veras – Executivo do Grupo Maersk para a América Latina, com ampla experiência em infraestrutura portuária, ferrovias e transporte de cargas, tendo liderado projetos estratégicos no setor.

Joubert Flores, presidente da Seção de Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros, e presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos, entregou a medalha no Grau Grande Oficial a Sérgio Leite, CEO de Ferrovias da Bamin e presidente do Conselho da ANTF. Foto: Divulgação/CNT