Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

O Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, participou da 73ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, na 5ª feira (11/03), por videoconferência. Ele foi palestrante do painel “O Impacto da Pandemia no Transporte Coletivo após um ano da decretação da quarentena, e a situação do Auxílio Emergencial solicitado ao Governo Federal em 2020”.

Durante sua apresentação, Joubert Flores explicou que o setor de transporte de passageiros sobre trilhos passa por sua maior crise e que estava apresentando uma discreta recuperação de demanda, mas, com o aumento do número de casos de Covid-19, a demanda voltou a reduzir.

Ele ressaltou a preocupação do Governo Federal não dar a devida atenção para o transporte público, como fez em relação a outros setores impactados pela pandemia: “Os R$ 4 bilhões do projeto de lei de socorro ao setor eram para mantermos a prestação do serviço e não para cobrir prejuízos. Continuamos em busca de alternativas para manter o serviço essencial de transporte e atender a população”.

Joubert Flores destacou que são necessárias medidas para que o setor de transporte se recupere desta crise. Ele citou como exemplos a adoção de uma autoridade de transporte metropolitana, que atue no planejamento adequado da rede de atendimento; novas formas de financiamento do transporte; e um marco regulatório com garantias para os contratos do setor.

A ANPTrilhos e a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) já estão trabalhando na criação do marco regulatório do setor. Durante a apresentação do Presidente da NTU, Otávio Vieira da Cunha Filho, ele explicou que as entidades estão trabalhando em conjunto e que a ideia é criar dentro da Lei de Mobilidade um capítulo sobre o marco legal.

O painel também contou com a participação de Gilberto Perre, Secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); de Acácio Miranda, Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC; de Paulo Roberto Guimarães Jr., Secretário Municipal de Mobilidade Urbana de São José dos Campos (SP); de Vinicius Riverete, Secretário Municipal de Transportes de Campinas (SP); e de Nilson Carneiro, Coordenador Executivo de Mobilidade Urbana de Araraquara (SP).

O Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é presidido por Atílio André Pereira, que é Secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Hortolândia (SP).

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email