Realizada pela Rede Nacional de Ouvidorias, iniciativa busca mobilizar órgãos na promoção do conhecimento sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos, além de divulgar o papel das ouvidorias para salvaguardá-los.

Ao longo deste mês, a Rede Nacional de Ouvidorias promove a segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. O objetivo da iniciativa é reforçar o poder transformador dos cidadãos e mobilizar as ouvidorias de todo o país – federais, estaduais ou municipais – na interlocução entre o Estado e a sociedade. A Maratona também celebra os cinco anos do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, a Lei 13.460/2017. A Ouvidoria da Trensurb participa da iniciativa: durante junho, estão sendo publicados, nas redes sociais da empresa, materiais sobre os serviços prestados pela Ouvidoria da estatal, bem como sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos. Além disso, uma ação de divulgação a respeito desses temas está sendo planejada para ocorrer na Estação Mercado até o final do mês.

Ouvidor da Trensurb, Edimilson Klein afirma que “esta Maratona tem uma importância significativa, uma vez que divulga o Código de Defesa dos Usuários do Serviço Público, que muitos nem sabem que existe”. Klein lembra também que as peças de divulgação destacam os meios de contato e tipos de manifestações que podem ser feitas junto à Ouvidoria da Trensurb: “Muitos acham que somente pedido de informações e reclamações chegam na Ouvidoria. Não imaginam que também podemos receber elogios e sugestões que podem melhorar nosso serviço”.

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Trensurb, acesse a página do órgão no site da empresa ou envie um e-mail para ouvidoria@trensurb.gov.br. Também é possível ligar para o número (51) 3363-8477 ou utilizar os telefones ponto a ponto das estações, conectados diretamente à Ouvidoria. A função do órgão é receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as sugestões, reclamações, dúvidas, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba resposta à sua manifestação.

Uma das metas da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos também é divulgar as cartas de serviços das instituições à população. A Carta de Serviços informa aos cidadãos os serviços prestados pelos órgãos públicos, como acessá-los e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. É um instrumento de transparência, previsto no Art. 7º da Lei nº 13.460/2017. A Carta de Serviços ao Cidadão da Trensurb está disponível no site da empresa e também em quadros expositores nas estações.

Após o final da Maratona, em 30 de junho, o comitê de organização irá realizar a contagem de visualizações das publicações das ouvidorias participantes nas redes sociais. As três ouvidorias que obtiverem os maiores números ganharão troféus de engajamento cidadão.

10/06/2022 – Trensurb

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