Iniciativa da Rede Nacional de Ouvidorias busca a promoção do conhecimento dos direitos da população e tem como tema, neste ano, o combate à discriminação no serviço público.
Entre 10 de julho e 10 de agosto acontece a 3ª Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. A iniciativa é promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias e conta com a participação da Ouvidoria da Trensurb. Neste ano, a Maratona tem como tema “Discriminação no serviço público: não se cale”. Comemora também os seis anos do Código de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos (Lei 13.460/2017). Até 10 de agosto, ouvidorias participantes de todo o país irão utilizar as redes sociais para promover o conhecimento dos usuários acerca de seus direitos e do papel das ouvidorias como instrumento para salvaguardá-los.
Ouvidor da Trensurb, Edimilson Klein afirma sobre a Maratona: “O objetivo principal é esclarecer, cada vez mais, os cidadãos a respeito de seus direitos como usuários de serviços públicos. A ideia é promover a campanha trazendo para o debate formas de combate à discriminação sofrida pelos usuários e colocando a Ouvidoria como ferramenta essencial para denunciar e, assim, minimizar essas práticas”.
Para entrar em contato com a Ouvidoria da Trensurb, acesse a página do órgão no site da empresa ou envie um e-mail para ouvidoria@trensurb.gov.br. Também é possível ligar para o número (51) 3363-8477 ou utilizar os telefones ponto a ponto das estações, conectados diretamente à Ouvidoria. A função do órgão é receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as sugestões, reclamações, dúvidas, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba resposta à sua manifestação.
“Estamos participando dessa Maratona para divulgar o trabalho da nossa Ouvidoria e dizer para nossos usuários e empregados que estamos à disposição para atendê-los e ajudá-los a resolver suas questões junto à Trensurb”, afirma Edimilson Klein. As publicações da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos podem ser acompanhadas nos perfis da Trensurb na redes sociais. Ao final da iniciativa, as ouvidorias públicas que engajarem o maior número de cidadãos nas redes sociais receberão certificado e reconhecimento público por parte da Controladoria-Geral da União e da Empresa Brasil de Comunicação, por meio de sua rede de difusão de notícias.
17/07/2023 – Trensurb