MetrôRio transportou 686 mil pessoas nos dias de jogos da Copa do Mundo da Fifa no Maracanã

Concessionária levou mais de 70% do público que participou da festa dentro e fora do estádio

O MetrôRio encerrou a operação especial para os sete dias de jogos da Copa do Mundo da Fifa, no Maracanã, com o número de 686,2 mil torcedores transportados. A Concessionária foi responsável por levar mais de 70% do público que assistiu aos jogos no palco do futebol ou que aproveitaram a estadia na cidade para visitar o estádio ou torcer nas suas imediações.

Entre torcedores e usuários, no jogo Argentina x Bósnia, 98,3 mil pessoas usaram o metrô; em Espanha x Chile a Concessionária contabilizou 125,3 mil passageiros; na partida Bélgica X Rússia, 88,3 mil pessoas foram transportadas; em França X Equador, 92,4 mil. No jogo Colômbia X Uruguai, pelas oitavas de final, 100,2 mil passaram pelo MetrôRio; na partida Alemanha x França foram 84,4 mil; e na final Alemanha x Argentina 97,3 mil torcedores foram transportados.

Nos dias de jogos, foram praticados os intervalos de horário de pico, com frota máxima operando, e trens extras ficaram posicionados em pontos estratégicos da operação e foram usados quando necessário. A segurança nos dias de jogos foi feita por 516 homens e mulheres, além do apoio da Polícia Militar. O MetrôRio contou com 40 funcionários voluntários, fluentes em idiomas, que ficaram à disposição nas estações de maior movimento – incluindo as do entorno do estádio – para tirar qualquer dúvida a respeito dos trajetos e acessos em direção ao Maracanã.

Durante a Copa do Mundo da Fifa, o MetrôRio preparou algumas novidades para facilitar a viagem dos que vieram desfrutar da cidade durante a festa do futebol e deixou melhorias para os usuários.

Nova sinalização – Todas as 36 estações do MetrôRio contam agora com uma nova sinalização bilíngue, para maior conveniência e facilidade dos usuários (sejam eles frequentes, novos ou estrangeiros). A sinalização localiza geograficamente as estações com o seu entorno, indicando inclusive a proximidade com os pontos turísticos da cidade.

Segurança – Em dias de jogos todos os 516 homens e mulheres do corpo de segurança do MetrôRio trabalharam nas 36 estações. Além disso, o metrô carioca possui 900 câmeras que dão suporte a essa equipe que se preparou para receber os grandes eventos que a cidade está sediando. A Concessionária também contou com o apoio da Polícia Militar, que atuou dentro das estações, especialmente as mais utilizadas durante o evento. O MetrôRio também realizou três megassimulações, que tiveram o objetivo de treinar as equipes de segurança.

Aplicativo MetrôRio – O aplicativo, chamado MetrôFácil ou MetroRio – Official Rio Subway, na versão em inglês, oferece ao usuário um mapa com as linhas e estações, os pontos de integração e Metrô Na Superfície com seus trajetos e paradas, além da busca por bairros e geolocalização. Ideal para quem não está acostumado a usar o metrô ou conhece pouco a cidade, o MetrôFácil traz uma lista dos principais pontos turísticos e espaços culturais da cidade e como pode-se chegar até eles utilizando esse modal. O aplicativo está disponível para ser baixado App Store e Google Play.

Facebook e Twitter – No Twiter (@metro_rio) e no Facebook (www.facebook.com/metrorio), a empresa respondeu as dúvidas dos usuários em inglês, espanhol e português. Além disso, os internautas também receberam dicas de serviços, espetáculos e programas culturais no entorno das estações.

Site MetrôRio – No site www.metrorio.com.br, o usuário pode encontrar todas as informações referentes às 36 estações do sistema metroviário do Rio de Janeiro. Além disso, o internauta pode planejar a sua viagem e também tirar dúvidas sobre compra dos cartões para ingressar no sistema, área de notícias, área de imprensa, Fale Conosco e atendimento ao cliente.

Marketing – Viajar no MetrôRio durante a Copa do Mundo trouxe uma experiência diferenciada para todas as torcidas. A Concessionária preparou as seguintes novidades: vinhetas sobre o Mundial de Futebol para os televisores instalados nos trens e folheto para ser distribuído com mapa e rede de serviços para os turistas em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão e russo) e hotsite em três idiomas (português, inglês e espanhol). Além disso, os torcedores contaram com a ajuda de promotores bilíngues e puderam tirar fotos em painéis com imagens do Rio de Janeiro. Os acessos das 36 estações da Concessionária estavam enfeitados com bandeiras de vários países – não só dos participantes, a ideia era homenagear os torcedores de todas as partes do mundo que estarão na cidade. A ponte da estação Cidade Nova contou com iluminação especial verde-amarela. O anúncio sonoro das principais estações que levam aos jogos da Copa e as de retorno (São Francisco Xavier, São Cristóvão, Maracanã, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde) foram feitas nos trens com a voz do locutor esportivo Luís Penido, para deixar o torcedor no clima da competição. Para completar, o programa de rádio Pop Bola gravou, uma vez por semana, um filme para a web dentro de uma das 36 estações.

Wi-fi nas estações – As estações Uruguai, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas, Central e Maracanã já contam com o serviço de internet gratuita. O sinal de wi-fi está disponibilizado nos mezaninos e plataformas. Os usuários podem acessar a internet diariamente por um tempo limitado (dois acessos de 15 minutos). Até o final do ano, todas as estações contarão com o serviço.

Acessibilidade – O MetrôRio é um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de 10 anos de operação. Nossa disponibilidade de equipamentos é de 95%, comparável às melhores médias mundiais. O sistema possui 253 equipamentos de mobilidade e acessibilidade.

A Concessionária investiu R$ 21 milhões, desde de julho de 2009, para implantar um grande programa de adaptação de suas estações aos padrões de acessibilidade: instalação de plataformas inclinadas; plataformas verticais e elevadores, entre outros.

O metrô do Rio de Janeiro é o único do mundo que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais. Todos os agentes de segurança das estações são treinados para dar atendimento personalizado aos deficientes.

BETE NOGUEIRA

_______________

COMUNICAÇÃO+

TEL.: 21 3211-6315/ 99936-7392

Print Friendly, PDF & Email