Até o final de outubro, a Linha do 1 do Metrô de Salvador estará concluída, de acordo com informações do governo do estado e da concessionária CCR Metrô Bahia. No total, são 12 quilômetros e oito estações, ligando a Lapa ao bairro de Pirajá.
A Estação Bonocô é a próxima a ser inaugurada. Já a obra de Pirajá está quase finalizada e deve ser concluída até o dia 30.
Nesta quarta-feira (7), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, fizeram uma vista de inspeção nas obras, ao lado de Luís Valença, presidente do grupo CCR, e de outros diretores da empresa responsável pela obra.
A vistoria começou pela Estação Bonocô, em fase final de obras, e que vai beneficiar moradores de diversos bairros do entorno, como Brotas, Cosme de Farias e Campinas de Brotas. Em seguida, a comitiva seguiu para a Estação Acesso Norte, onde conheceram o terminal de integração, que está praticamente finalizado e terá importante papel na conexão de modais.
Por fim, o grupo chegou à Estação Pirajá, que marca a conclusão do projeto inicial da Linha 1. No terminal de ônibus e no complexo de manutenção e administração, também sediados no local, já é possível ver que a obra está em reta final e recebe os últimos ajustes para ser entregue à população.
Durante a vistoria, Carlos Martins destacou o avanço das intervenções e ressaltou o cumprimento dos prazos. “Mais uma vez, constatamos que as obras civis e de sistemas estão praticamente concluídas, o que faz com que as estações Pirajá e Bonocô estejam prontas para uso, restando apenas alguns ajustes. A estação de integração Acesso Norte também está concluída, o que quer dizer que as obras estão dentro do cronograma e, em breve, estaremos entregando esses equipamentos à população”.