Em apresentação da Semana de Tecnologia Metroferroviária, Secretaria dos Transportes Metropolitanos citou previsão, entre outros projetos

A aguardada extensão da Linha 4-Amarela de metrô até o município de Taboão da Serra deverá ter o projeto básico e o anteprojeto de engenharia lançado em setembro. A informação consta da apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizada na sexta-feira, 16, durante a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

A expansão, que incluirá duas novas estações (Dummont Villares e Taboão da Serra) terá 3,3 km de extensão e deverá ser bancada pela ViaQuatro, concessionária que opera o ramal desde sua inauguração em 2010.

O custo estimado para levar a Linha 4 para fora dos limites da capital é de R$ 2,9 bilhões, segundo o Metrô. A secretaria executiva da STM, Isadora Cohen, e o responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão, Saulo Vieira, não detalharam o assunto, também citaram outro projeto de extensão, que envolve a Linha 5-Lilás.

Nesse caso, o projeto básico será encomendado pela ViaMobilidade, concessionária que tem entre seus sócios o grupo CCR, participante da ViaQuatro. O trecho também terá duas novas estações (Comendador Sant’anna e Jardim Ângela) e deve custar em torno de R$ 2,8 bilhões.

Mudança legal

Para viabilizar a extensão dos dois ramais metroviários, o atual governo aprovou mudanças na lei que permitiram que os atuais concessionários possam bancar obras mediante compensação a ser acertada com a gestão pública. O valor do investimento pode ser convertido em pagamentos financeiros via aportes ou na tarifa de remuneração, mas é mais provável que isso ocorra por meio da extensão dos contratos de vigência.

Até o momento, no entanto, a ViaQuatro e a ViaMobilidade ainda desenvolvem os estudos para chegar a uma previsão mais acertada e que deverá ser aceita ou não pela próxima gestão estadual que assumirá em 1º de janeiro de 2023.

19/09/2022 – Metrô CPTM

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