Máquina para realizar socaria mecanizada faz alinhamento, nivelamento e compactação do lastro de brita da via. Previsão de conclusão é no final de março deste ano
Alinhar, nivelar, socar e compactar o lastro de brita que fica debaixo dos trilhos e dormentes das vias do Metrô-DF. Este é o serviço que tem sido feito pela Companhia do Metropolitano do DF nas madrugadas desde novembro passado, tecnicamente conhecido como Socaria Mecanizada na Via Permanente. A medida tem o objetivo de garantir a segurança na circulação dos trens e aumentar o conforto dos usuários, corrigindo as imperfeições geradas pela utilização das vias ao longo do tempo. A manutenção, que não era feita desde 2011, deverá se estender até o final de março deste ano.
Nesta semana, a máquina tem sido utilizada no trecho de Samambaia, mas já passou por áreas em Ceilândia e também em Águas Claras. Depois do dia 20/2, estará entre as estações Águas Claras-Asa Sul. “Lamentamos os transtornos aos usuários por causa do barulho. O serviço só pode ser realizado de madrugada, no horário em que o sistema metroviário não está em operação”, informa o chefe do Departamento de Manutenção do Metrô-DF, Rudival Coelho Júnior.
Os serviços de Socaria Mecanizada são realizados em 34,7km dos 42,38km da via do Metrô-DF. Como a socaria tem de ser feita nos dois sentidos da via, o total de quilômetros que serão alvos da ação chega a 69,4km (vias nº1 e a nº 2: uma é no sentido Central-ramais Ceilândia e Samambaia e a outra, no sentido dos ramais Ceilândia e Samambaia-Central), e nos Pátios de Manobras, e fazem parte da manutenção preventiva do sistema, preservando a vida útil do lastro, dos trilhos, dos dormentes e seus equipamentos auxiliares. Também são responsáveis por dar mais “suavidade” na circulação dos trens, com menos impactos durante as viagens.
O horário disponível para a manutenção da via permanente é de 1h até 4h30, quando todos os trens já estão recolhidos. Os moradores estão sendo avisados com antecedência pelo Metrô-DF da ocorrência dos serviços nas devidas regiões, uma vez que provoca ruídos nas regiões. A previsão de conclusão dos serviços é final de março de 2019.