Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Setor ferroviário urbano do Brasil luta para voltar aos níveis pré-pandemia

As operadoras de trens e metrôs urbanos do Brasil estão lutando para trazer o volume de passageiros de volta aos níveis pré-pandêmicos, o que pode levar o Governo Federal e os estados a apoiar novos projetos de expansão.

Em 2022, o setor registrou 2,3 bilhões de passageiros, ante 1,8 bilhão em 2021, segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Em comparação, em 2019 registrou 3,3 bilhões de passageiros.

“Parte da população adotou o modelo de trabalho híbrido e não está indo ao escritório todos os dias, e parte da população também mudou sua forma de fazer compras, usando mais a internet para comprar produtos”, explicou à BNamericas Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos.

“Para voltar ao patamar pré-pandemia, talvez precisemos de políticas públicas que estimulem o transporte coletivo. Temos notado uma receptividade do Governo Federal em receber representantes do setor”, acrescentou Flores.

Em 2022, a malha ferroviária de passageiros aumentou 22,7 km, para 1.129 km, graças à expansão da linha branca de Natal e da Linha 4 (Amarela) do metrô de São Paulo.

Para este ano, a ANPTrilhos projeta uma expansão de rede de 15,6 km devido à inauguração de novas linhas de metrô em Fortaleza, Natal, Salvador e São Paulo.

A expansão da rede é uma forma alternativa de atrair novos e mais passageiros, o que pode ajudar a acelerar esse ritmo atual de crescimento muito lento de passageiros, concluiu Flores.

Tenha acesso à plataforma de inteligência de negócios mais confiável da América Latina com ferramentas pensadas para fornecedores, contratistas, operadores, e para os setores governo, jurídico e financeiro.

O setor viu o número de passageiros crescer no ano passado, mas ainda está longe do verificado em 2019.

18/04/2023 – BNamericas

Reprodução BNamericas
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email