Há seis meses, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, implantou internet Wi-Fi gratuita nas 41 estações do sistema. Desde então, mais de 230 mil clientes já se cadastraram na plataforma e podem ficar conectados nas plataformas e mezaninos das estações. Ao todo, já foram registradas mais de 5 milhões de conexões.
A estação que mais registra acessos à internet Wi-Fi gratuita fornecida pelo MetrôRio é Central, seguida por Botafogo, Estácio, Uruguaiana e Siqueira Campos. O horário de maior acesso à internet é o das 18h.
As estações podem ter até 15 mil clientes conectados ao mesmo tempo. A velocidade com que os dados são carregados depende de cada dispositivo e da quantidade de pessoas usando o serviço no momento. No entanto, a velocidade média registrada é superior à da internet 4G, fornecida pelas operadoras de telefonia.
“A iniciativa de modernização tem o objetivo de facilitar a vida dos passageiros do MetrôRio, que podem acessar e-mails, redes sociais e assistir a vídeos enquanto aguardam numa estação de metrô”, afirma Charles de Sirovy, diretor administrativo-financeiro e de relações com investidores do MetrôRio.
A dubladora Laís Machado dos Santos, de 25 anos, moradora de São Cristóvão, acredita que o Wi-Fi gratuito no metrô ajuda o dia a dia de quem precisa estar sempre conectado. “Eu uso a rede na maioria das vezes para envio de arquivos do trabalho, mas também aproveito para ouvir músicas e navegar nas minhas redes sociais”, contou a dubladora.
O estudante de gastronomia Welington José do Nascimento, de 24 anos, virou usuário assíduo do serviço. “Às vezes, a gente marca de encontrar os amigos, não tem como ligar ou enviar mensagens, a rede do Wi-Fi no metrô possibilita a nossa comunicação”, disse.
Para se conectar ao Wi-Fi, os clientes do MetrôRio precisam fazer um cadastro simples e rápido por um equipamento que permita acesso à internet, como smartphone, tablet ou laptop. O usuário tem direito a 15 minutos de Wi-Fi gratuito. Após esse período, o cliente pode se reconectar imediatamente por mais 15 minutos. Nas viagens seguintes, não é necessário fazer um novo cadastro. Basta o passageiro se reconectar à rede com seu aparelho.
26/06/2019 – MetrôRio