O Conselheiro da ANPTrilhos e diretor presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, recebeu nesta 5ª feira (08/06) o 5º Prêmio Destaques da Construção Civil Bahia 2017, concedido pelo INSBEC (Instituto Baiano de Engenharia Civil) e INEC (Instituto Nacional de Engenharia Civil). A homenagem foi dada pelas realizações, em especial, à frente da concessionária ViaQuatro da Linha 4-Amarela, do Metrô de São Paulo, e pela liderança na implantação do Metrô de Salvador.
A premiação reconhece empresas de todo país (fornecedoras e prestadoras de serviços às empresas do Setor Construção Civil) e profissionais que contribuem para o desenvolvimento baiano.
Baiano, natural de Campo Formoso, Valença é matemático. Foi diretor presidente da ViaQuatro de novembro 2006 até janeiro 2015. A ViaQuatro é o primeiro sistema de metrô driverless da América do Sul e a primeira PPP (Parceria Público-Privada) de passageiros sobre trilhos do Brasil. Desde fevereiro 2015, Valença é o diretor presidente da CCR Metrô Bahia.
A CCR Metrô Bahia é a concessionária responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, uma PPP entre o Grupo CCR e o Governo do Estado da Bahia. Por um período de 30 anos, de 2013 a 2043, promoverá investimentos em construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Passageiros (ônibus urbanos) e das estações metroviárias. O metrô, que contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade na cidade e região metropolitana, foi inaugurado em 11 de junho de 2014.
O projeto compreende duas linhas, com total de 42 km de extensão, 23 estações e 11 terminais de ônibus integrados, sendo 10 deles administrados pela CCR Metrô Bahia. Quando concluído, será o terceiro maior sistema de metrô do Brasil. O projeto já teve a geração de empregos de 8 mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros.
Com informações da CCR Metrô Bahia