Instituída no Brasil em 2014, a comemoração é uma oportunidade para reafirmar o papel dessas mulheres na história do país
Até 19 de agosto, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, estão engajadas na celebração pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Nesta sexta-feira, dia 23, será lançada a campanha “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!”, uma parceria entre as secretarias Estadual dos Transportes Metropolitanos e Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Durante um mês, as estações Luz (Linha 4-Amarela) e Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás) terão as escadas adesivadas de acordo com o tema. Em São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás) serão instalados painéis instagramáveis para fotos, com imagem de Tereza de Benguela. O dia 25 de julho ficou marcado na história por ter sido a data em que Tereza, líder de um quilombo, resistiu às investidas do Estado e da elite escravocrata durante duas décadas no século XVIII. Nas estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e AACD-Servidor (Linha 5-Lilás) serão colocadas bandeiras com a imagem de Tereza de Benguela.
Para homenagear as mulheres negras, no dia do lançamento da campanha – sexta-feira, dia 23 – haverá distribuição de chocolates das 10h às 16h na Estação São Paulo-Morumbi e Estação Largo Treze. A atividade será acompanhada pela área de Sustentabilidade das estações, para garantir distanciamento entre as pessoas e o uso correto de máscaras.
Mais de 2 mil monitores de trens e estações da Linha 4-Amarela, Linha 5-Lilás, Metrô, CPTM e do VLT da EMTU na Baixada Santista reproduzirão um vídeo em homenagem à data. Além disso, a STM e as empresas vão compartilhar posts nas redes sociais.
Integra ainda a campanha a exposição fotográfica “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas”, com imagens de 17 mulheres que se dedicam a lutar por mais representatividade da mulher negra na sociedade. Uma parceria da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC com a Secretaria Municipal da Cultura, a exposição também pode ser vista virtualmente, acessando a Linha da Cultura do Metrô na internet.
“Essa é uma data importantíssima para reforçar em nossa cidade o legado que as mulheres negras deixaram, história de luta contra a violência e pela emancipação da população negra enquanto cidadãos de direitos, uma luta que deve ser abraçada por todos nós”, afirma a secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC, Elisa Lucas Rodrigues.
“Mais do que oferecer um transporte seguro e confortável, as concessionárias buscam sempre sensibilizar seus passageiros para questões de gênero, violência e preconceito. Esta ação integra uma série de outras campanhas realizadas nas linhas 4 e 5 com essa intenção”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das ViaQuatro e ViaMoblidade.
Escada com mensagens da campanha
Serviço:
Dia da Mulher Negra:
Painel para tirar fotos e postar – Estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás): até 30 de julho.
Bandeiras – Estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e AACD-Servidor (Linha 5-Lilás): até 18 de agosto; Estação Sé das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha até 5 de agosto.
Escadas adesivadas – Estações Luz (Linha 4-Amarela) e Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás) até 18 de agosto.
Distribuição de chocolates – 23 de julho, das 10h às 16h, nas estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás)
Exposição Fotográfica – “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas”
Virtual: Linha da Cultura do Metrô
https://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/359-linha-visuais/998-racismo-sexismo
Física: Shoppings Top Center, Light e Mais Santo Amaro
Data: 25 de julho a 5 de agosto.
23/07/2021 – ViaQuatro e ViaMobilidade