As obras iniciarão após o período das chuvas em 2024, possivelmente no mês de maio. Para isso, várias etapas já estão em andamento. Quando pronto, o sistema vai transformar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As providências para a implantação da linha dois do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte já se iniciaram. O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro. Serão 10,5 km de linha permanente. Após as ampliações previstas, em todo o sistema, 270 mil usuários da Região Metropolitana de Belo Horizonte serão beneficiados.
Estudos ambientais: a avaliação dos aspectos ambientais já estão em andamento e serão finalizados até o início de novembro.
Solicitação da licença ambiental: após a conclusão dos estudos ambientais, será possível solicitar a licença ambiental de implantação e operação da Linha 2.
Desocupações: Para implantação da Linha 2, será necessária a desocupação de aproximadamente 250 edificações que se encontram irregularmente construídas na faixa de domínio. As ações para liberação destas áreas seguirão a Resolução LII do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte, portanto, a comunicação com as partes interessadas está acontecendo de forma eficiente, com reuniões com lideranças e o cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas, além de avaliação dos imóveis.
Desocupação ou Desapropriação: saiba a diferença
As cerca de 250 famílias que serão removidas têm edificações construídas por meio de invasão à área do Poder Público. Já o termo desapropriação é utilizado em remoções em que a posse do terreno é do ente privado que construiu no local.
Linha 2:
A previsão é que as obras da Linha 2 sejam concluídas em outubro de 2027.
Cronograma de entregas das duas linhas:
• 10 estações da Linha 1 serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
• 09 estações da Linha 1 serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
• A nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada em 2026.
• Até 2027, as 7 estações da Linha 2 estarão prontas e em comissionamento para posterior entrega da operação. O Edital de concessão prevê a entrega da operação da linha 2 para 2029.
O Futuro da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte
O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para realizar as inovações, o investimento previsto é de R$3,9 bilhões. As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos, também, banheiros com acessibilidade em todas as estações.
O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão ainda em dezembro deste ano.
Atualmente, o metrô da RMBH possui a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 km de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem. A implantação da Estação Novo Eldorado promoverá mais 1,7 km de via permanente. A Linha 2 contará com mais 10,5 km de extensão. Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.
O Metrô atende as cidades de Belo Horizonte e de Contagem e, com as ampliações, tem como objetivo ser indutor de desenvolvimento urbano e compor a infraestrutura de mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população beneficiada em consonância com interesses regionais.
A Linha 2 interceptará algumas vias importantes da capital mineira, como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina.
Neste trajeto da Linha 2 existe um conjunto de obras e serviços de necessidades sociais e econômicas (hospitais, escolas, faculdades, shopping, indústrias, pólos comerciais) que atrai uma população pendular ou diária significativa que será atendida pelo Metrô BH.
O metrô, sendo um meio de transporte elétrico, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação com os veículos que utilizam combustíveis fósseis. Essa redução tem um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde pública, além de ajudar a combater as mudanças climáticas.
Além da relevância de interesse regional, outro ponto a ser analisado é a população beneficiada. De acordo com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros/dia/sentido.
A expansão do Metrô BH pode ter um impacto positivo não apenas na mobilidade, mas também no desenvolvimento urbano e na qualidade de vida da população. Melhorias no sistema de transporte público podem atrair investimentos, incentivar a ocupação ordenada da região e contribuir para a redução da poluição do ar e sonora.
Geração de emprego e desenvolvimento local
A construção e operação do metrô podem gerar 28 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Além disso, as estações de metrô podem estimular a criação de comércios e serviços nas proximidades, melhorando a qualidade de vida dos moradores e gerando novas oportunidades de trabalho.
Acessibilidade e inclusão social
A operação do metrô garante a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto inclui a instalação de elevadores, rampas, sinalização adequada e o acompanhamento destes usuários no sistema, quando requisitado e necessário.
10/10/2023 – Metrô BH