A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou da cerimônia de lançamento do Seleções do Novo PAC, realizada nesta 4ª feira (27/9), em Brasília (DF). O lançamento foi anunciado pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa, acompanhado do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin; do Ministro das Cidades, Jader Filho; e diversos outros Ministros.
Coordenado pelo ministro Rui Costa, o programa abrange a abertura de editais para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios em diversas áreas, como Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, além dos já anunciados no lançamento do programa, em agosto.
No subeixo de Mobilidade Urbana Sustentável, foi aberta a seleção para Mobilidade Urbana em Grandes e Médias Cidades. Essa seleção tem como objetivo contemplar empreendimentos de infraestrutura de transporte de média e alta capacidade, como Metrô, Trem, VLT e BRT, além de projetos de infraestrutura voltados para o transporte coletivo, incluindo Corredores, Faixas Exclusivas, Centros Operacionais, Sistema de Transporte Inteligente, Terminais e Estações. Também está prevista a integração de infraestrutura para ciclistas e pedestres nos projetos de transporte público.
Na primeira etapa, a seleção disponibilizará recursos no valor de R$ 14,5 bilhões, com a possibilidade de propostas vindas de Estados, Distrito Federal, Municípios e Consórcios. É importante destacar que a intervenção será direcionada aos 258 municípios pertencentes a Regiões Metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes, bem como aos 56 municípios com mais de 300 mil habitantes.
Em seu discurso, o ministro Rui Costa a destacou que “está sendo apresentado um projeto de Estado” e que respeita os prefeitos, prefeitas, governadores e governadoras.
A Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, e o Vice-Presidente de Desenvolvimento da entidade, José Eduardo Copello, participaram da cerimônia.
“O lançamento desta nova etapa do PAC abre uma grande oportunidade para os projetos de mobilidade sobre trilhos. Esperamos ver os projetos de trens, metrôs e VLTs avançando no nosso País!”, ressalta Roberta Marchesi.
Os editais estarão disponíveis a partir de 09 de outubro e as inscrições de projetos podem ser feitas até o dia 10 de novembro.
Todas as informações estão disponíveis na página Seleção Mobilidade Urbana – Grandes e Médias Cidades, no link: https://bit.ly/48yucK0