O governo estadual suspendeu pelo período de um ano o início das obras para expansão da linha 2- Verde até Guarulhos. Atualmente, a linha vai da estação Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, até a Vila Prudente, na Zona Leste.
A suspensão do contrato foi oficializada no Diário Oficial do estado no dia 31 de dezembro. Segundo o texto, a suspensão ocorre desde o dia 1º de janeiro até o dia 21 de dezembro de 2016. O governo alegou que a suspensão ocorreu devido ao ajuste fiscal da União e que irá priorizar as obras em andamento (leia nota abaixo).
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O Metrô de São Paulo conseguiu em 2012 a licença ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente para prosseguir com as obras de expansão da Linha-2 Verde. No entanto, a emissão da ordem de serviço para o início das obras era adiada desde setembro de 2014, data em que o governo terminou a licitação do projeto e assinou contrato com oito consórcios para executar da obra em lotes. O início das obras estava previsto para o ano passado.
A Linha 2-Verde terá 14,4 km de extensão e contará com 13 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, essas duas últimas estações estão localizadas em Guarulhos.
Com a linha completa em operação, de Vila Madalena até Guarulhos, a estimativa é que mais de 1,7 milhão de passageiros serão transportados diariamente pela Linha 2-Verde.
Desde que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi reeleito em 2014, quatro linhas de transportes foram suspensas antes do início das obras. Além da extensão da Linha 2- Verde, foram suspensas as obras no monotrilho da linha 15- Prata, que iria de São Mateus até a Cidade Tiradentes na Zona Leste, a Linha 17- Ouro na ligação entre o Morumbi até Jabaquara na Zona Sul, e a linha 18 – Bronze do monotrilho que ia ligar a capital paulista até a região do ABC.
Nota Metrô
“Em decorrência da não liberação de limite pela União durante o Plano de Ajuste Fiscal, no segundo semestre de 2015, de um financiamento de R$ 2,5 bilhões via BNDES previstos para a extensão da Linha 2- Verde, os oito contratos da obra foram suspensos até dezembro de 2016. Priorizando a conclusão de empreendimentos já iniciados, o Governo do Estado decidiu realocar os recursos de outro financiamento do BNDES destinado à Linha 2 (R$ 1,5 bilhão) para a conclusão de duas obras já em andamento: R$ 760 milhões para a Linha 5-Lilás e R$ 740 milhões para a Linha 6-Laranja. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2015”, afirmou a Secretaria de Transportes Metropolitanos, em nota.