O Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, participou do “Fórum BID – Alamys: Reimaginando O Metrôs do Futuro!”, realizado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta 3ª feira (13/10), por videoconferência. O objetivo do evento foi compartilhar reflexões sobre os possíveis efeitos permanentes da Covid-19 nos metrôs, em termos de modelos de planejamento, finanças e operacional.
Em sua palestra, Joubert Flores apresentou os impactos da pandemia nos sistemas metroferroviários da América Latina. Ele explicou que em março os sistemas transportaram 18% da demanda normalmente apresentada antes da pandemia; em abril o percentual de demanda foi de 16% e no mês de setembro a demanda chegou a 47%, o que representa menos da metade dos passageiros que eram transportados antes da pandemia. O trabalho é o principal motivo de viagens e com a adoção do trabalho remoto e a redução de postos de trabalho o setor foi fortemente impactado.
Joubert enfatizou que os operadores dos sistemas de metrô, trem e Veículo Leve sobre Trilhos fizeram um grande investimento em ações de limpeza e sanitização, iniciativas importantes e que continuam sendo realizadas para a segurança dos passageiros e colaboradores. Além da limpeza, os operadores realizaram campanhas de orientação aos passageiros, principalmente sobre a importância do uso da máscara.
Em relação ao futuro do transporte, Joubert Flores destacou que é importante a retomada da confiança dos passageiros no uso dos sistemas e a adoção do transporte integrado para o melhor atendimento à população.
O evento também contou com a participação de Sebastián Court, da Alamys e do Metrô de Santiago; de Néstor Roa, do BID; de Andres Pereyra da Luz, do BID no Uruguai; de Julieta Abad, do BID na Argentina; e de Juan Tebar e representantes do Metrô de Madrid.