Fluxo de passageiros no VLT de Fortaleza cresce 140% após ampliação de horário

O VLT Parangaba-Mucuripe comprova diariamente seu papel fundamental para a mobilidade de quem mora em Fortaleza e na Região Metropolitana. Após ampliar sua operação para o horário noturno e para os sábados – a partir de 10 de setembro -, o modal registrou um crescimento de 140% na quantidade média de passageiros transportados por dia. O número saltou de 1.932, em agosto, para 4.647 embarques diários, em setembro.

Em funcionamento de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda a sábado, o VLT está em operação assistida, isto é, uma fase de testes e aprendizagens, envolvendo os operadores, as equipes de obras, passageiros e comunidades do entorno. Por conta disso, o embarque é gratuito.

Para a Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), o aumento no número de passageiros demonstra que a população aprovou o VLT. “Temos percebido que muitos passageiros já optam pela integração de modais. Usuários dos terminais de ônibus da Parangaba e do Papicu e da Linha Sul do Metrô, que vem de Pacatuba ou Maracanaú, se utilizam do VLT para chegar mais rápido ao seu destino. Isso tem nos mostrado que o VLT vem cumprindo o seu objetivo”, reforça o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

O VLT iniciou a fase de operação assistida, com transporte de passageiros e sem cobrança de tarifa, em julho de 2017, entre as estações Parangaba e Borges de Melo, de 6 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Em julho de 2018, a operação foi estendida e passou a ser entre as estações Parangaba e Papicu, aumentando o percurso para cerca de 10,8 km e incluindo 8 das 10 estações previstas no projeto. São elas: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu. Desde o início da operação com passageiros, o VLT já soma mais de 330 mil embarques.

Saiba mais

O projeto do VLT Parangaba-Mucuripe prevê a implantação de 13,2 quilômetros de via férrea, com 10 estações, 12 pontes e 3 passarelas, além da urbanização de diversas áreas ao longo dos 22 bairros da capital cearense cortados pelo sistema. O modal também se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e às linhas Sul e (futura) Leste do metrô de Fortaleza. O restante da obra, com mais duas estações (Mucuripe e Iate), além de cercamento e outras obras complementares, deve ficar pronto até o final de 2018. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia.

19/10/2018 – Metrofor