Mostra conta a história da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
A Companhia Paulista de Estradas de Ferro completa 150 anos em 2018. Para celebrar a data, a partir desta quarta-feira (20/6), a Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa, recebe uma exposição contando a história dessa ferrovia.
A mostra reúne oito painéis fotográficos de 1,20m X 0,85m de extensão, que destacam a importância dessa ferrovia para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, ao levar a produção agrícola do interior para os portos, permitindo a exportação desses produtos. Além disso, a Companhia também contribuiu para o descobrimento e a expansão do interior paulista.
Denominada Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, a empresa era conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público, priorizando sempre a pontualidade. Na época, dizia-se que as pessoas acertavam os ponteiros dos relógios com a chegada dos trens.
A exposição é promovida pela ONG Amigos do Museu Ferroviário Paulista e tem apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.
ONG Amigos do Museu Ferroviário
É uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a preservação das ferrovias e dos trens antigos e aposentados, reunindo o acervo histórico ferroviário de São Paulo. A ONG surgiu com o objetivo de concretizar o Museu Ferroviário Paulista, localizado em Rio Claro, que atualmente está em processo de reconhecimento como Organização Social de Interesse Público pelo Ministério da Justiça.