A FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) assina, nesta terça-feira (12), o contrato que garante a obra de revitalização da Estação Ferroviária de Eugênio de Melo. A vencedora da licitação foi a empresa Moraes Correia Ltda. que realizará a obra no valor de R$ 315.092,75.
O início da obra está previsto para esta semana e deve durar cerca de seis meses. O projeto prevê a restauração externa da estação para que sejam restabelecidas as características do projeto original.
A construção é patrimônio histórico tombado há 20 anos. Passadas as obras de revitalização, o local será utilizado como espaço cultural, em parceria com a a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela.
Histórico
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1898 e é um importante marco arquitetônico para a cidade. Enquanto ainda estava em atividade, a estação era utilizada tanto para o transporte de passageiros quanto para o escoamento da produção agrícola local. Desativada há mais de dez anos, desde maio de 2013 a estação está em posse provisória da Prefeitura de São José.