O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos reuniu especialistas para debater e propor ações para a modernização e desenvolvimento dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil. Durante o painel “Déficit de Mobilidade sobre trilhos e soluções para acelerar os investimentos”, Arian Bechara, Chefe do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística; Jorge Rebelo, Consultor do Banco Mundial; Bruno Batista, Diretor Executivo da Confederação Nacional de Transporte (CNT); e José Eduardo Copello, Diretor de Desenvolvimento da ANPTrilhos e Diretor Presidente da CTB, apresentaram propostas para a mobilidade, com o intuito de reduzir esse déficit.
O especialista do BNDES, Arian Bechara, apresentou um estudo do banco que mostra que o Brasil precisa de 1.633 km de transporte de alta e média capacidade. “Em 2015, esse estudo estimou em aproximadamente R$ 235 bilhões em investimento para racionalizar o sistema de mobilidade urbana, nas 15 maiores regiões metropolitana do País, e atender melhor a sua população. É importante destacar que esse estudo foi elaborado considerando qual seria a melhor solução para cada região metropolitana, ou seja, através de uma metodologia desenvolvida pela a equipe técnica do banco seleciona-se qual é o melhor sistema de transporte público coletivo para cada região metropolitana e qual é a melhor forma de se apoiar a solução dentro da sua cidade”, explicou Bechara.
Jorge Rebelo, do Banco Mundial, apresentou dados comparativos de linhas no Brasil e destacou a importância dos projetos para melhorar a qualidade de vida das populações urbanas, principalmente contribuindo com a redução dos congestionamentos e emissões de poluentes. “Tem que ter uma estratégia integrada com o uso do solo, qualidade do ar e transporte urbano que esteja apoiada no plano diretor da região metropolitana”, enfatizou o consultor.
“Menosprezar problemas urbanos, como os relacionados os transportes de passageiros, pode colocar o futuro social, ambiental e econômico dos países em risco”, destacou Bruno Batista, Diretor Executivo da CNT, durante sua apresentação.
O Diretor da ANPTrilhos, José Eduardo Copello, foi o responsável pela condução do painel e ponderou sobre as dificuldades de deslocamento nos centros urbanos brasileiros: “A maior parte de nossas cidades tem dificuldades em trânsito e transporte, as pessoas para ir e vir dos seus trabalhos gastam mais do que 2 horas por dia”.
Os vídeos com as apresentações do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos estão disponíveis no canal da ANPTrilhos no YouTube.
Clique aqui e assista as apresentações