Encontro Regional Centro-Oeste Connected Smart Cities reúne especialistas em Brasília

Realizado no dia 19 de abril, na CNT, o Encontro Regional Centro-Oeste Connected Smart Cities, em parceria com a ANPTrilhos e com apoio do Governo de Brasília, contou com a participação de especialistas em cidades inteligentes, governo e empresas.

O evento, que tem como objetivo debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades de cada região, apresentou um panorama da Região Centro-Oeste, destacando os indicadores de desenvolvimento alcançados no Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems e a Sator. O Encontro Regional Centro-Oeste Connected Smart Cities foi realizado em parceria com a ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos e com o apoio do Governo de Brasília. O fórum aconteceu na capital federal, no dia 19 de abril, no Auditório da CNT – Confederação Nacional do Transporte.

Os indicadores de Brasília de outras capitais da Região Centro-Oeste, como Cuiabá, Campo Grande e Goiânia, foram destacados no evento, por meio da apresentação do Ranking Connected Smart Cities, que foi realizada por Thomaz Assumpção, Presidente da Urban Systems e Sócio Connected Smart Cities. A capital federal está na primeira colocação nos indicadores Mobilidade e Acessibilidade, Saúde, Governança e Economia, no Ranking Regional (Centro-Oeste). Já no Ranking Geral CSC Brasília é a 7ª e 2ª em Mobilidade e Acessibilidade.

Para Marcelo Borges Chubaci, Secretário da SEDICT – Secretaria de Estado de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo de Brasília, as ações voltadas para smart cities precisam ser horizontais, integradas e com foco na transformação dos serviços públicos, tendo como objetivo oferecer à população atendimento rápido e desburocratizado. “Brasília conta, por exemplo, com o Árvore Digital, programa implantado por meio de parceria com uma empresa privada e sem custo para o Estado, que oferece aos cidadãos acesso gratuito a internet em pontos estratégicos da cidade, sendo que até o final de 2018 teremos 50 pontos do serviço em diferentes regiões da capital. Também destaco a Campus Party 2018 que será sobre cidades inteligentes e a inauguração em breve do Parque Tecnológico de Brasília”, complementa.

O Presidente da ANPTrilhos – Associação Nacional de Transporte de Passageiros sobre Trilhos, Joubert Flores, um dos palestrantes do Painel: Importância do Desenvolvimento das Cidades Inteligentes, abordou O papel da mobilidade no desenvolvimento de Smart Cities e, entre os pontos comentados, destacou a importância da integração nos transportes. “Para atender as demandas de deslocamento é necessário pensar na mobilidade integrada, de forma física e tarifária. O transporte não pode ser pensado de forma isolada e é necessário que os governantes adotem medidas visando o benefício social de longo prazo e compete a nós levarmos essa informação para esses governantes de maneira que eles tenham a possibilidade de tomar uma decisão mais embasada”, enfatiza.

De acordo com Venícius Frees, Presidente da ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o desafio sobre cidades inteligentes no Brasil está relacionado ao conhecimento do que é necessário para a criação de smart cities, além do entendimento sobre as tecnologias e soluções que atendam as demandas dos municípios, pois só assim os prefeitos poderão absorver as melhores práticas. “É necessário o entendimento sobre a oferta qualificada de soluções para o mercado e, assim, aplicar essas medidas para atender e resolver os problemas do município, sempre priorizando a eficiência da gestão pública e o atendimento à população. A ABDI tem um projeto com o INMETRO de um ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes, onde os governos municipais poderão conhecer as ofertas tecnológicas qualificadas”, cita Frees.

Para Paula Faria, Diretora Executiva da Sator, empresa organizadora do evento, o Encontro Regional Centro-Oeste Connected Smart Cities teve como objetivo desenhar um panorama de desenvolvimento de cidades inteligentes na Região Centro-Oeste. “Sem dúvida, o evento cumpriu o seu papel de debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades regionais, contando com a participação de especialistas de diferentes segmentos, tais como governo, empresas e entidades, que apresentaram soluções com foco em cidades inteligentes e conectadas”, conclui.

Os Encontros Regionais Connected Smart Cities Cities são realizados paralelamente ao evento principal, que este ano acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.

O próximo evento será o Encontro Regional Sudeste Connected Smart Cities – Cidade Anfitriã Belo Horizonte/MG, no dia 06 de junho de 2018, que será realizado no Auditório da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, na Av. Afonso Pena, 1.212.

O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil, é realizado pela Sator e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.A 3ª edição do evento aconteceu em 2017, na capital paulista. Este ano, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP (Mais Informações: www.connectedsmartcities.com.br).

Ranking

O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, através de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa organizadora do evento homônimo.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2017 estão disponíveis em: www.connectedsmartcities.com.br/resultados-do-ranking-connected-smart-cities/

Sobre a Sator

Fundada em 2005, a empresa iniciou suas atividades como produtora de eventos, oferecendo, ainda, serviços voltados para a comercialização e comunicação dos eventos que organizava. Recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.

A Sator conta com ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2010), a Feira Nacional de Aviação Civil (entre 2008 e 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015), o PPP Awards & conference (desde 2017) e o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (em 2018).

 

25/04/2018 – Jornal Dia Dia

 

Print Friendly, PDF & Email