Em ano desafiador, mais de 85% dos usuários da Trensurb reconhecem esforço e apontam satisfação com os serviços prestados pela empresa

Resultado, que é o maior dos últimos cinco anos, foi obtido em pesquisa realizada pela Amostra Instituto de Pesquisa, que ouviu usuários em todos os turnos e estações dos trens.

09/01/2025 – Trensurb

No último dezembro, mês da retomada da operação plena dos trens até o centro de Porto Alegre, a Trensurb recebeu o resultado de uma ampla pesquisa de perfil e satisfação elaborada pela Amostra Instituto de Pesquisa. Um dos principais pontos que apontam o reconhecimento dos usuários pelo trabalho e esforço da empresa durante 2024 é o índice de 85,1% de satisfação geral apontado nesta pesquisa, que coletou opinião de 1.300 usuários, distribuídos nos diferentes dias da semana, em todos turnos de funcionamento da Trensurb e em todas as estações e terminais. Na avaliação da Trensurb, foram abordadas questões como satisfação com os diferentes serviços, satisfação geral com a Trensurb, Operação Trilhos Humanitários (trem e integração com ônibus) e benefício do transporte para a sociedade. A pesquisa é encomendada anualmente pela empresa para o redirecionamento das ações da gestão, essencial para o planejamento estratégico.

Na pesquisa qualitativa, a percepção geral e de segurança cotidiana, os usuários geralmente percebem o trem como um meio de transporte seguro, inclusive em comparação com outros meios de transporte, como o ônibus. E isso é percebido em usuários que utilizam o trem há mais de 20 anos. Entre os pontos positivos destacados pelos usuários, um dos mais relevantes foi a segurança nas estações e dentro dos trens. Os entrevistados elogiaram a presença de um bom número de seguranças, tanto nas estações quanto nos vagões. Outro aspecto valorizado foi a qualidade no padrão de iluminação, tanto nas plataformas quanto nas áreas internas dos trens, o que contribui para a sensação de conforto e bem-estar, especialmente durante os horários noturnos.

A limpeza também foi uma das qualidades mais destacadas na pesquisa. Os usuários elogiaram a manutenção e a higiene das estações e trens, o que demonstra o compromisso da empresa com a criação de um ambiente agradável e saudável para seus passageiros.

Em apresentação da pesquisa para gestores das áreas da Trensurb, o diretor-presidente, Nazur Garcia, ressaltou que os resultados demonstram todo o esforço e trabalho bem feito por todos: “diante de todas as dificuldades que tivemos na Trensurb em 2024, os números refletem a empatia dos usuários com a situação vivida pela Trensurb, que reconheceram os esforços empreendidos por toda a empresa para a retomada do serviço”. O diretor de Operações, Ernani Fagundes, também se pronunciou, ressaltando o orgulho pelo resultado positivo da pesquisa e valorizando o empenho da empresa ao longo do ano de 2024. “Em 40 anos de empresa, nunca vi um engajamento tão grande”, afirmou. E completou: “Foi o ano mais desafiador das nossas vidas”.

Perfil dos usuários

Conforme a pesquisa, o perfil de usuários mais frequentes do metrô operado pela Trensurb é de mulheres (53,6%), com idade de 20 até 49 anos (66,8%), solteiros(as) (60,6%), com ensino médio completo (58,8%), renda individual de até R$ 7.060,00 (94,3%) e, principalmente, pessoas trabalhadoras da iniciativa privada (45,9%). Em 2024, também foi identificado que a presença de usuários com mais de 60 anos (12,5%) quase dobra ao ser comparada com a pesquisa anterior (7%).

Confira os dados anuais de satisfação geral na tabela a seguir:

Ano Nível de satisfação geral com os serviços da Trensurb
2024 85,1%
2023 85%
2022 83,2%
2021 81,7%
2020 74,9%

Confira, na tabela, os resultados do índice de satisfação (soma de satisfeitos e muito satisfeitos) dos serviços oferecidos:

Satisfação com serviços oferecidos 2020 2021 2022 2023 2024
Iluminação dos trens* 94,1 92,3 91,9
Limpeza e conservação dos trens* 84,3 84,8 85,7
  Limpeza e conservação das estações 79,9 71,2 80,4 79,4 79,4
Satisfação com os avisos sonoros nas estações e trens 69,9 73,8 66,1 65,7 71,3
Infraestrutura/instalações no que diz respeito ao ar-condicionado nos trens 52,1 66,2 66,2 66,4 70,7
Iluminação das estações* 75,7 75,3 70,2
Atendimento dos funcionários da segurança 68,7 72,5 75,2 75,1 69,8
Atendimento dos funcionários da bilheteria 73,6 75,5 70,5 80,7 69,6
Atendimento dos funcionários na catraca* 68,2 77,6 68,7
Intervalo de tempo entre trens 48,7 57,7 53,6 60,7 64
Segurança, violência, assaltos, furtos e roubos no interior das estações, trens e passarelas 60,6 59,5 68,3 65,4 62,9
Tempo de espera na bilheteria 67,3 67,2 65,7 73,6 56,4
Variedade de lojas e serviços existentes nas estações 51,3 46,6 48,3 51,5 55,5
Número de passageiros nos trens 27,9 30,8 30,3 30,6 47,1
Infraestrutura/instalações das escadas rolantes 40,6 50,5 39,8 39,4 40,5
Infraestrutura/instalações dos elevadores* 38,4 36,4 37,1
Mendicância, comércio ilegal e apresentações informais no interior dos trens e estações 24,2 25,2 28,1 28,5 31,9
Nível de satisfação geral com a Trensurb 74,9 81,7 83,2 85 85,1

* itens incluídos em 2022.
Os resultados da tabela são a soma das alternativas “muito satisfeito e satisfeito”.

Para acessar as pesquisas de satisfação e perfil dos usuários do metrô realizadas pela Trensurb, acesse a página Satisfação do Usuário, no site da empresa.