A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) acompanhou hoje a audiência pública para apresentação dos estudos e modelagem da concessão do Metrô de Belo Horizonte, o primeiro sistema da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) a ser concedido à iniciativa privada.

A audiência foi realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra).

A concessão prevê a modernização e a ampliação da Linha 1 e a construção da Linha 2 de Belo Horizonte, com operação dos serviços por 30 anos. Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô, sendo R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 428 milhões do Governo de Minas Gerais. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,7 bilhões e serão complementados pela iniciativa privada.

Os investimentos previstos são:

• Aquisição de 24 trens;
• Reforma de 19 estações da linha 1;
• Construção de 7 estações da linha 2;
• Reforma, ampliação e construção de pátios e oficinas;
• Revitalização da via permanente;
• Revitalização da rede aérea;
• Aquisição de equipamentos de manutenção de via e rede aérea;
• Atualização do sistema de sinalização e de telecomunicações;
• Revitalização do sistema de energia, com implantação de geradores e subestações retificadoras;
• Atualização do CCO;
• Entre outros.

O edital de concessão deve ser publicado em meados de junho e o leilão está previsto para ser realizado no dia 28 de julho de 2022. Os estudos e materiais da modelagem poderão ser acessados no site do BNDES, no seguinte link: https://bit.ly/3hmPeBS

Com 28,1 km e 19 estações, a Linha 1 liga Contagem, na Região Metropolitana, à capital mineira. As intervenções previstas após a concessão envolvem reforma de estações, compra de trens novos equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens.

Já a Linha 2 terá cerca de 10 km e 7 estações, ligando o bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro. Ela se conectará à Linha 1 na estação Nova Suíça e juntas devem transportar diariamente cerca de 260 mil passageiros.

“A modernização e expansão do Metrô de Belo Horizonte proporcionarão mais conforto e rapidez nos deslocamentos da população da Região Metropolitana da capital mineira”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Acesse aqui a transmissão da audiência com a apresentação do procedimento da concessão.