O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na semana passada que o volume do setor de serviços recuou 17,2% em abril de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, segundo os indicadores da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto. Entre as atividades que tiveram maior influência negativa estão os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com -21,2%. Dentro dos serviços listados pelo IBGE em transporte está o setor metroferroviário, que não teve um índice específico divulgado.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos esclarece que o percentual não reflete a realidade do setor metroferroviário já que os sistemas de metrô, trem urbano e VLT do Brasil registraram -78% de redução no volume de passageiros transportados no mês de abril de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em abril, o setor transportou em torno de 61 milhões de passageiros, enquanto no mesmo mês de 2019 foram transportados 274 milhões de pessoas. A redução drástica na demanda de passageiros é reflexo da pandemia causada pela Covid-19.
Estimativas da ANPTrilhos apontam que os sistemas metroferroviários brasileiros registraram em abril -R$ 1,1 bilhão de déficit apenas com receita tarifária. Desde o início da pandemia, os operadores acumulam -R$ 3,1 bilhões, somente em relação à receita advinda de bilheteria.