O Vice-Presidente de Planejamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Luiz Eduardo Argenton, participou da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), do Ministério da Infraestrutura, nesta 6ª feira (25/03), no Palácio dos Transportes, em São Paulo (SP). A ANPTrilhos é signatária do PNATRANS e apoiará as ações que visam a redução do número de acidentes de trânsito.

“Todos os anos milhares de pessoas perdem a vida ou se machucam em acidentes de trânsito. Com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito pretende-se, por meio de políticas públicas e indicadores de acompanhamento, bem como o envolvimento de todos as entidades relacionadas com o tema, reduzir esses índices. A ANPTrilhos apoia essa importante iniciativa em prol da vida”, explica Argenton.

O Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, participou da cerimônia. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), da qual a ANPTrilhos faz parte, também apoia a iniciativa e o seu presidente, Vander Costa, também participou da cerimônia.

O objetivo do PNATRANS é a redução de mortes e lesões no trânsito, alinhado à nova década de segurança no trânsito da ONU e aos conceitos de Visão Zero, em que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Criado pela Lei nº 13.614/2018, o Plano passou por uma revisão em 2021 e contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil, culminando na edição da Resolução CONTRAN nº 870, de 13 de setembro de 2021, com a meta de reduzir no mínimo à metade a mortalidade no trânsito até 2028.

Luiz Eduardo Argenton e Vander Costa, Presidente da CNT. Foto: Matheus Silva
Print Friendly, PDF & Email