Desde 29 de setembro deste ano, a CBTU-MG tem Gustavo Barbosa Dias dos Santos como seu diretor-presidente. Gustavo, 37 anos, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. O diretor-presidente integra o quadro de empregados da Companhia há 16 anos e passou por diversos setores.
Durante cinco anos, Gustavo Barbosa foi assistente operacional na Gerência de Estações da Companhia, em cargo efetivo. Em 2011, assumiu a função de assistente executivo da Gerência Jurídica, cargo que ocupou por quatro anos. Entre 2015 e 2022, Gustavo assumiu a Gerência Jurídica da Empresa, sendo responsável pela gestão de atendimento a todas as necessidades legais da Companhia no que diz respeito aos recursos humanos, financeiros, patrimoniais, materiais, serviços administrativos, segurança e medicina do trabalho. No início de 2022, o atual diretor-presidente assumiu a Gerência Regional de Administração e Finanças.
Gustavo Barbosa afirma que, desde sua posse, há quase três meses, aceitou a missão de se empenhar para uma gestão estratégica e eficiente da CBTU-MG frente ao atual contexto da Companhia, buscando as melhores decisões para a Empresa, além de diálogos com órgãos externos. As ações do novo diretor-presidente têm o objetivo de posicionar a CBTU-MG estrategicamente no cenário nacional. “A CBTU-MG possui um time de gestores e empregados comprometidos com a Companhia, sempre dispostos a entregar aos seus usuários o melhor serviço possível de transporte sobre trilhos. Tenho muito orgulho desta Empresa, a sua competência me proporciona confiança para a tomada de decisões assertivas”, Gustavo Barbosa.
Diretor-Técnico: em setembro de 2022, Frank Coelho Durço Ferreira assumiu a diretoria técnica da Companhia. Frank, 44 anos, é contador, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG e pós-graduado em Gestão Fiscal e Tributária pela mesma instituição.
O diretor-técnico está na CBTU-MG desde 1997, onde já foi maquinista, controlador no Centro de Controle Operacional (CCO), gerente regional de administração e finanças, gerente operacional de condutores/maquinistas, gerente operacional do Centro de Controle Operacional, gerente regional de operação e gerente regional de manutenção. “A CBTU-MG é a escola da minha trajetória profissional. O conhecimento que adquiri nesses 25 anos, atuando em várias áreas, possibilitou-me uma visão importante das necessidades e possibilidades da nossa Companhia”, salienta.
07/12/2022 – CBTU-MG