A equipe de comunicação e da área ambiental representou a CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió numa palestra para alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Unidade de Educação Sesc Jaraguá. A visita ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, como parte da programação extracurricular com o objetivo de retomar as atividades após as restrições causadas pela pandemia, eventos que motivam os alunos a pesquisarem temas que afetam diretamente o cotidiano.
Os alunos tomaram conhecimento sobre a importância do VLT como modal para garantir à cidade mobilidade urbana com sustentabilidade. Entenderam que um VLT pode transportar cerca de 400 pessoas numa única viagem, o que representa a retirada de 300 automóveis de circulação aproximadamente, caso haja essa opção de transporte. Também aprenderam que ele é um transporte público de ótimo custo benefício e com a tarifa mais barata em relação ao ônibus municipal, sendo confortável e seguro. E no final assistiram a vídeos sobre a Maria Fumaça da CBTU, para conhecerem a diferença da evolução do modal ferroviário e o impacto ambiental.
A aluna Maria Luiza Alves de Melo, 9, destacou que gostou da palestra porque descobriu as variedades de veículos ferroviários. “Eu não sabia que ainda existe uma Maria Fumaça. É legal! Também gostei de saber que tem vários tipos de trens”. ressaltou.
Já o estudante Luan Gabriel Felix da Silva, 9, disse que o que mais gostou foi ver os vídeos da Maria Fumaça. “Achei massa as janelas da Maria Fumaça”, contou empolgado.
Os assessores de Comunicação, Marcos Aurelio e Ana Cristina Sampaio, e o engenheiro ambiental, Guilherme Soares Cavalcante, foram os palestrantes da CBTU e foram à Unidade de Educação a convite da direção, por meio da coordenadora Julianne Tenório e da professora Amanda Rocha.
29/11/2021 – CBTU Maceió