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CBTU-BH realiza novos testes para compra de bilhete unitário com QR Code

A CBTU Belo Horizonte realiza a partir desta terça-feira (11/9), novos testes para uso de bilhete unitário com QR Code, exclusivamente na Estação Central. O projeto piloto é desenvolvido pela Autopass, empresa de tecnologia e serviços associados à mobilidade urbana e, responsável pela operação da bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo.

Integrados ao atual sistema de bilhetagem do metrô, os testes acontecem diariamente, com total aproveitamento de recursos e processos já implantados na estação, das 5h15 às 23h, e vão até o dia 11 de outubro. Duas bilheterias e dois validadores instalados na Estação Central, devidamente identificados, farão a venda dos bilhetes unitários com pagamentos em dinheiro ou em cartão de débito (Visa, Elo e Mastercard).

Uma máquina de autoatendimento instalada ao lado da Bilheteria 2 (Entrada Pça Rui Barbosa) permitirá o uso de cartão de débito para a compra unitária. Cada Bilhete QR Code terá validade de 72 horas. Durante a execução, equipes da Autopass e da CBTU-BH prestarão atendimento ao público, informando sobre a nova opção de serviços e como utilizá-la.

Saiba mais: Para embarcar, após adquirir seu bilhete, no qual estará impresso um QR Code, o usuário deverá aproximá-lo do leitor da catraca exclusiva adaptada para a leitura.

A proposta da Companhia segue a tendência que já vem se consolidando para outras operadoras do país e lança mão de novas soluções para integração e bilhetagem eletrônica, visando a adoção de novas soluções que ofereçam mais rapidez e praticidade aos mais de 58 milhões de usuários que utilizam o metrô anualmente. Todos os testes serão desenvolvidos sem custos para a empresa.

A adoção de novos tipos de bilhetes é uma das mudanças que a CBTU-BH vem considerando no seu processo de modernização da bilhetagem eletrônica, que passa por estudos. A iniciativa é encarada como “um primeiro passo” para ampliar a integração com os transportes metropolitanos, implantada desde 2003 no Metrô de BH. Outras melhorias que vêm sendo estudadas pelo metrô incluem a instalação de terminais de autoatendimento e a possibilidade de recarga online de cartões.

A viabilidade da implantação definitiva do novo sistema de bilhetes com QR Code será analisada durante a fase de testem unicamente na Estação Central. E, somente após esse prazo, a CBTU terá elementos para avaliar a possibilidade de implantação do serviço nas 19 estações, o que será precedido de processo licitatório.

10/09/2018 – CBTU

 

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