CBTU Belo Horizonte – Corações para a Cidade: um legado para a arte urbana

Uma nova galeria a céu aberto promete encantar os mineiros na Estação Vilarinho. O projeto Corações para a Cidade, iniciativa do SESI Minas por meio do Sesi Cultura, vem ganhando belíssimas instalações e espalhando afeto e solidariedade para toda a cidade. Depois de colorir a escadaria da Estação Central e o acesso à Estação Lagoinha, agora é a vez de levar arte e carinho para a Região Norte, homenageando as milhares de famílias impactadas pela Covid.

Entre os artistas convidados estão Drin Cortês, Marquim385, Ash Oner e Fhero PDFCrew, que presenteiam o público com muita criatividade, imaginação, respeito e amor pelo próximo.

A curadora da Galeria de Arte do Centro Cultural SESI Minas, Esther Mourão, pondera que o projeto Corações para a Cidade foi uma experiência de amor. “Esta experiência certamente criou e entregou pontos de afeto para a cidade. Deixo meu carinho e minha gratidão a todos os funcionários da CBTU cujo apoio foi fundamental e a todas as pessoas que passavam pelos corações com brilho nos olhos, foram só sorrisos e trocas lindas de experiências em todos os dias em que estivemos atuando nas Estações. Obrigada CBTU pela parceria e confiança. Sensibilizar pessoas através da arte é sempre uma dádiva!”

2560aUm legado para a arte urbana: Além de levar arte e beleza à estação, a iniciativa também contou com uma biblioteca itinerante que promoveu a distribuição de livros gratuitos para ampliar o repertório de conhecimento e tornar mais agradável a viagem de milhares de usuários. Para a Gerente de Cultura do SESI Minas e do Museu de Artes e Ofícios, Karla Bittar, o projeto é um legado para a arte urbana. “Estamos deixando para a cidade algumas galerias a céu aberto nas estações da CBTU e o mais importante que é incentivar a arte urbana. Espero que as pessoas respeitem e que as artes permaneçam nesses locais por muito tempo e que outros projetos surjam dessa relevante iniciativa”, pondera.

Os artistas: Drin Côrtes é formado em Belas Artes pela UFMG e atua como artista urbano, desde 2008. Tem trabalhos expostos em importantes espaços dedicados à arte, como o Sesc Palladium, Funarte, Galeria Georges Vincent, Aliança Francesa e Centro Cultural Dannemann-São Felix, BA.

Marquim385: É bacharel em Pintura pela escola de Belas Artes (UFMG) e atuou como artista assistente do Circuito Urbano de Arte (CURA). Entre os trabalhos mais recentes estão iniciativas desenvolvidas em conjunto com a Acidum Project, Diego Mouro, Thiago Mazza (Boulevard Shopping) e Criola (GNT dia das mulheres). É ator, integrante do Grupo Real Fantasia de Teatro e desenvolve trabalhos em cenografia.

Fhero PDFCrew: Iniciou sua carreira no Graffiti, em 1997, e tem paixão pelas letras em suas criações. Conta com exposições solo e coletivas realizadas no Brasil, Chile e Colômbia. Em 2019, criou um de seus mais marcantes trabalhos, na fachada do Shopping Xavantes, levando cor e beleza surpreendentes para o coração da capital.

Ash_oner: É o idealizador de projetos como Batalha de Sketch Risk Marker e do Fâ zine Riscos e Rabiscos – mini revista com registros de Graffiti, em Minas Gerais. Participou de eventos nacionais de Graffiti como o Origraffes e do XIA Graffiti Fast, Muros e cores e da Mostra Arena da Cultura, entre outros.

26/07/2021 – CBTU Belo Horizonte