Associados da ANPTrilhos participam do Workshop de Melhores Práticas

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou o seu 7º Workshop de Melhores Práticas, no dia 18 de setembro de 2024, no formato híbrido, sendo o presencial em São Paulo (SP). Ao todo, 125 pessoas participaram do evento.

O workshop é uma iniciativa exclusiva para os Associados da ANPTrilhos e tem o objetivo de apresentar os cases de melhores práticas desenvolvidas pelos operadores metroferroviários associados e promover a troca de informações entre as equipes, visando o aprimoramento mútuo de todos os operadores metroferroviários.

“Tive a oportunidade de abrir os trabalhos deste importante evento do setor metroferroviário realizado pela ANPTrilhos. Evento onde as melhores práticas são apresentadas através de cases, que deram resultados importantes às operadoras associadas, valorizando as ideias e os colaboradores que participaram do processo. Além da valorização interna essencial para a motivação dos colaboradores, os cases, divulgados neste evento, proporcionam às demais operadoras a oportunidade de conhecimento e implantação em suas empresas, servindo como benchmarking. Parabéns a todos que participaram”, destaca Luiz Eduardo Argenton, Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos.

O evento foi realizado no auditório do pátio Jabaquara do Metrô de São Paulo e o Diretor de Operações da companhia, Fábio Siqueira, também participou da abertura do workshop: “É uma honra para o Metrô de São Paulo sediar esse workshop e nada mais simbólico que o local onde estamos, o Pátio Jabaquara, que é o berço da expertise metroviária no Brasil. Aqui nesse pátio, há 50 anos partiu o trem da primeira viagem de metrô do país. Aqui o Metrô capacitou pessoas para a operação e manutenção desse transporte pioneiro à época. E se falamos de boas práticas, falamos de desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento que o Metrô promove com excelência há muitos anos”.

Foram apresentados 10 cases das áreas de segurança operacional, treinamento e desenvolvimento, estações e serviços, estudos e planejamento, eficiência energética, operação e manutenção. Conheça os palestrantes e os cases:

Operador: MetrôRio
Case: Estratégia de segurança operacional – mitigação de riscos de ocorrências com clientes
Palestrante: Pedro Fiuza Cardoso
Resumo do Case: Com Resumo do Case de reduzir riscos de acidentes com clientes, foi criada área de segurança operacional ligada diretamente ao CEO, e colocadas em prática diversas ações de gestão, análise, ajustes operacionais, comunicação, melhorias em estações e trens, que permitiram redução de 43,7% em ocorrências no embarque/desembarque e quedas em escadas (comparando 1° semestre/23 com 1° semestre/24).
Principais Benefícios para o Operador: Redução de ocorrências com clientes nas estações e trens; Visão gerencial (mapeamento de riscos e ocorrências, indicadores, processos, dados para tomada de decisão).

Operador: SuperVia
Case: Gestão do Conhecimento | Um passo para o Futuro
Palestrante: Natan Gama
Resumo do Case: O case aborda a transformação digital do conhecimento tácito em explícito através de produções audiovisuais. Identificamos dificuldades na transferência de conhecimento técnico e, para resolver, buscamos uniformizar e melhorar o acesso às informações técnicas. Produzimos vídeos com keyusers experientes em ferrovia para tangibilizar esse conhecimento.
Principais Benefícios para o Operador:
• Uniformização do Conhecimento: As produções audiovisuais ajudam a padronizar as informações técnicas, garantindo que todos os colaboradores tenham acesso ao mesmo nível de conhecimento.
• Melhoria da Acessibilidade: O conhecimento se torna mais acessível a qualquer momento, independentemente da localização ou horário, facilitando o aprendizado e a consulta.
• Aumento da Eficiência: A disponibilidade de conteúdos em vídeo permite que os colaboradores aprendam de forma mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo gasto em treinamentos presenciais.
• Valorização do Conhecimento dos Keyusers: Os keyusers experientes têm a oportunidade de compartilhar e consolidar sua expertise, aumentando seu reconhecimento dentro da empresa e promovendo uma cultura de valorização do conhecimento interno.
• Documentação e Preservação do Conhecimento: A criação de vídeos e podcasts documenta o conhecimento de forma duradoura, preservando informações críticas e técnicas que podem ser valiosas para o futuro da empresa.
• Engajamento dos Colaboradores: Conteúdos audiovisuais tendem a ser mais engajadores e atraentes do que textos ou manuais tradicionais, promovendo um aprendizado mais ativo e envolvente.
• Economia de Recursos: A utilização de recursos audiovisuais reduz a necessidade de treinamentos presenciais e
• workshops frequentes, diminuindo os custos associados a essas atividades.
• Alinhamento com Tendências de Mercado: Demonstra inovação e adaptabilidade às tendências atuais de educação corporativa e tecnológicas

Operador: CPTM
Case: Treinamento – Novo Olhar, Novas Atitudes
Palestrante: Leandro Ulhoa Napoli
Resumo do Case: O treinamento surgiu da necessidade de melhorar continuamente o atendimento ao passageiro. Foram desenvolvidos materiais e dinâmicas que possibilitaram a formulação de uma apresentação completa que desenvolve técnicas e teorias importantes para esta atividade. O seu diferencial, além do resultado de sua aplicação, foi a forma de desenvolvimento.
Principais Benefícios para o Operador:
• Melhora no atendimento ao passageiro / cliente;
• Melhoria contínua dos indicadores da diretoria e gerência;
• Maior alinhamento dos colaboradores com o planejamento estratégico da CPTM;
• Disseminação do conhecimento das melhores técnicas e práticas de atendimento difundidas pelo mercado.

Operador: Metrô-DF
Case: Investimentos na eficientização do sistema de iluminação com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.
Palestrante: Anderson Ataíde da Neves
Resumo do Case: Através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, concessionárias de energia devem abrir Chamadas Públicas para financiamento de projetos de eficiência energética de seus clientes. O Metrô-DF apresentou propostas e foi contemplado por 2 anos seguidos, obtendo quase R$ 2 milhões em investimentos na eficientização de seu sistema de iluminação.
Principais Benefícios para o Operador: Redução do consumo de energia; Eficiência Energética; Aumento na segurança no trabalho; Sustentabilidade; Alinhamento com a Missão e Valores do Metrô-DF.

Operador: Metrô São Paulo
Case: A Transformação da Gestão do Conhecimento em Excelência Operacional
Palestrante: Jackson de Carvalho Galocha
Resumo do Case: A Gestão do Conhecimento é uma cultura de compartilhamento que gera valor para as empresas e reduz custos radicalmente. Visa a alta performance, simplifica processos e redesenha a aprendizagem. Este artigo apresenta as melhores práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento para que todos usem melhor o que já sabemos e aprendam o que não sabemos.
Principais Benefícios para o Operador:
• Equipes motivadas pelo aumento de suas capacidades e competências;
• Profissionais confiantes e autônomos para tomada das decisões assertivas;
• Aumento da conexão e senso de pertencimento;
• Eficiência, tranquilidade, responsabilidade e segurança na atuação;
• Sustentabilidade e perenidade das empresas;
• Redução significativa de custos;
• Atendimento de excelência ao passageiro.

Operador: Metrô-DF
Case: Treinamento de Conscientização e Atendimento a Usuários com Espectro Autista
Palestrante: Geane Teixeira de Castro
Resumo do Case: O projeto visa capacitar os colaboradores do quadro operativo para oferecerem um atendimento empático e adaptado às necessidades específicas de usuários com espectro autista, de modo a reconhecerem as necessidades individuais, levando em consideração suas preferências sensoriais, dificuldades de comunicação e possíveis desafios comportamentais.
Principais Benefícios para o Operador: Melhoria na experiência do usuário, redução de estresse e conflitos, aumento da inclusão e acessibilidade e fortalecimento da imagem institucional.

Operador: ViaMobilidade Linhas 5 e 17
Case: Plataforma para Troca de Lâmpadas sobre escadas rolantes e escadas fixas
Palestrante: Reginaldo Jacinto Nunes
Resumo do Case: A implementação da plataforma para troca de lâmpadas em escadas rolantes e fixas, desenvolvida pela equipe interna para reduzir custos de um contrato, solucionou desafios significativos, reduzindo custos e aumentando a segurança e eficiência. Houve uma economia de 25% nos custos operacionais e uma redução de 60% no tempo de troca. O custo por lâmpada caiu de R$ 1.425,32 em média para R$ 392,16, gerando uma economia total de R$ 52.691,16 para 51 lâmpadas. A plataforma otimizou processos de manutenção, melhorou a satisfação dos trabalhadores e já se pagou completamente.
Principais Benefícios para o Operador: Redução de Custos, Eficiência Operacional, Tempo de Execução, Otimização de Manutenção, Retorno sobre Investimento

Operador: ViaMobilidade Linhas 8 e 9
Case: Centro de Inteligência da Via Permanente
Palestrante: Paulo Lobato
Resumo do Case: Apresentação de ferramentas de monitoramento da integridade dos componentes e da qualidade da manutenção da via permanente nas linhas 8 e 9 da CCR e processo de desenvolvimento do Centro de Inteligência da Via
Principais Benefícios para o Operador: Maior confiabilidade, disponibilidade, manutenabilidade e segurança da via permanente (RAMS).

Operador: MetrôRio
Case: Migração do modelo de manutenção com plataformas de monitoramento SysCDV e SysAMV
Palestrantes: Kelvin Oliveira Gomes e Leandro da Silva Gomes
Resumo do Case: As ferramentas de monitoramento de estado dos circuitos de via (SysCDV) e de comando e controle das agulhas (SysAMV) possibilitam acompanhar o funcionamento dos equipamentos de forma remota e com armazenamento de dados, viabilizando que a equipe de manutenção possa intervir antes da falha, mitigando impactos na operação.
Principais Benefícios para o Operador: A partir da implantação da Ferramenta de análise dos CDVs em janeiro de 2018, foi alcançada ao final deste mesmo ano, uma redução de 54% nas falhas por falsa ocupação total na Linha 1, evoluindo para 64% no final de 2022. Após o lançamento da ferramenta SysAMV em novembro de 2022, não foram registrados IONs (Índice de Ocorrências Notáveis) devido a falhas nos AMVs monitorados. Concomitantemente a esse resultado, a ferramenta registrou uma redução em eventos anormais no terceiro trimestre de 2023, de 73,1% em comparação com o primeiro trimestre e 52,6% em comparação com o segundo trimestre.

Operador: CPTM
Case: Melhorias nas estações Palmeiras-Barra Funda, Brás e Guaianazes
Palestrante: Renata Fernandes Ferreira Ciote
Resumo do Case: Apresentação da modernização da iluminação, piso e pintura nas estações Palmeiras-Barra Funda, Brás e Guaianases.
Principais Benefícios para o Operador: Proporcionar uma melhoria nos serviços prestados aos passageiros, aprimorando aspectos de segurança, conforto e redução de custos através de uso de tecnologias mais recentes.

 

7º Workshop de Melhores Práticas ANPTrilhos. Foto: Marcos Fiore/ANPTrilhos
Fábio Siqueira e Luiz Eduardo Argenton, no 7º Workshop de Melhores Práticas ANPTrilhos. Foto: Marcos Fiore/ANPTrilhos.