ANPTrilhos programou para 24 de maio , em Brasília, o Fórum de Mobilidade

A ideia é apresentar propostas para ampliar investimentos em transporte público urbano de alta capacidade

Está programado para o dia 24 de maio de 2023, no Unique Palace, na capital nacional do Brasil, Brasília, a realização de mais uma edição do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos.

O evento é realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade civil brasileira, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos.

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos busca reunir governantes, legisladores, formadores de opinião, investidores, a iniciativa privada e a sociedade para debater as propostas voltadas à retomada dos investimentos e a ampliação do transporte sobre trilhos no Brasil.

“Será uma grande oportunidade do setor metroferroviário apresentar e debater suas propostas para o desenvolvimento da mobilidade urbana sobre trilhos com o novo governo, contribuindo para o aprimoramento do transporte público brasileiro”, afirmou Roberta Marchesi, diretora-executiva da ANPTrilhos.

PAINÉIS DE DEBATE

A programação básica do encontro prevê o desenvolvimento de quatro temas.

No período da manhã, logo após a solenidade de instalação dos trabalhos, acontecerá o Painel Setorial 1 –Desenvolvimento do Transporte Metroferroviário Urbano.

No início da tarde, será desenvolvido o Painel Setorial 2 – A retomada dos trens regionais de passageiros.

Em seguida, haverá o Painel Setorial 3 – Autoridade Metropolitana de Transporte Como Agente de Desenvolvimento da Mobilidade Estruturante.

Concluindo a programação, acontecerá o Painel Setorial 4 – Avanço dos projetos e atração de investimento.

POR QUE O FÓRUM

A respeito da motivação para realizar edições sucessivas do Fórum de Mobilidade, a ANPTrilhos, por meio de comunicado, assinala não ser novidade que as grandes e médias cidades brasileiras passam por problemas de mobilidade urbana e a solução já é conhecida: investir em transporte de alta capacidade.

A entidade frisa que o Fórum de Mobilidade tem exatamente como foco proporcionar o espaço para apresentar as propostas visando o aumento nos investimentos nas cidades para melhorar os deslocamentos dos cidadãos, proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas e qualidade ambiental para as cidades.

Ainda na visão da ANPtrilhos, o discurso em torno da mobilidade urbana envolve muito mais que o transporte em si, abarcando as novas tecnologias, os serviços à população, a integração entre os modos de transporte, a infraestrutura urbana e as diretrizes para as políticas públicas de modernização das cidades. Todo esse processo compreende a cadeia produtiva ligada não somente ao transporte metroferroviário, mas a todas as inovações e aplicações voltadas à mobilidade

24/01/2023 – Mobilitas