A SuperVia, associada da ANPTrilhos, é eleita Melhor Operadora de Passageiros do ano de 2014

Empresa vence pela segunda vez consecutiva em sua categoria

Operadora de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a SuperVia receberá a homenagem de Melhor Operadora de Passageiros do ano de 2014, eleita pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.

A SuperVia se destacou no ano passado pelo início da operação como metrô de superfície, trocando a grade de horários por intervalos (headway), reduzindo o tempo das viagens e aumentando a frequência de trens.

A Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) se orgulha do trabalho desempenhado por sua ​associada. “A homenagem é mais um reconhecimento da contribuição da SuperVia para a melhoria do transporte metroferroviário e o desenvolvimento da mobilidade urbana”, declara a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

A SuperVia iniciou suas operações em 1998, quando o sistema metroviário do Rio de Janeiro foi concedido para a exploração do setor privado. Nessa época, a empresa atendia a 11 importantes municípios da região metropolitana. Atualmente, opera 270 ​k​m de malha metroferroviária de passageiros​, em oito ramais, com 102 estações. O percurso atravessa o Rio de Janeiro e mais onze municípios da Região Metropolitana (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim). Os trens da SuperVia transportam, em média, 620 mil passageiros por dia útil.

 

Desde 8 de julho de 2011, a SuperVia também opera o Teleférico do Alemão, o primeiro transporte de massa por cabos do Brasil. O teleférico está integrado ao sistema de transporte metroferroviário e tem seis estações. Em maio de 2014, o modal alcançou a marca de mais de 9 milhões de passageiros transportados.

A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 17 de março, no espaço Casa Petra, em São Paulo​ (SP)​.