Alstom entrega o primeiro trem da Linha 3 do metrô de Guadalajara, no México

A Alstom, em parceria com a CPVM , entregou, para a Secretaría de Comunicaciones y Transporte (SCT), em 24 de janeiro, o primeiro dos 18 trens Metropolis que circularão na nova Linha 3 do metrô de Guadalajara.

A Linha 3 – que será operada pelo Sistema de Tren Eléctrico Urbano (SITEUR) – tem cerca de 21 km e cruza Zapopan, Guadalajara e Tlaquepaque. São esperados, diariamente, cerca de 230.000 passageiros.

“Temos o prazer de entregar, dentro do cronograma, a primeira composição Metropolis para a SCT. Esse projeto, sem dúvida, beneficiará a área metropolitana de Guadalajara e seus habitantes, que poderão se locomover a bordo de um meio de transporte confiável, confortável e ambientalmente amigável” declarou Rodelmar Ocampo, Diretor Geral da Alstom México.

O Metropolis para Guadalajara é composto de três carros e equipado com ar condicionado. O metrô segue os mais elevados padrões ambientais com o consumo de energia reduzido, graças ao peso leve do trem, otimização de performance de tração e recuperação de energia. O trem atinge uma velocidade máxima de 90km/h e inclui um sistema de comunicação e informação para passageiros. As composições Metropolis são produzidas na fábrica da Alstom de Santa Perpetua, em Barcelona, Espanha.

O trem modelo Metropolis da Alstom é líder mundial, comprovado, seguro e confiável presente em muitas das grandes cidades globais, incluindo a Cidade do Panamá, Cingapura, São Paulo, Xangai e Amsterdã. Mais de 5.000 carros Metropolis já foram vendidos em todo o mundo.

Em dezembro de 2014, a SCT concedeu à Alstom um contrato para fornecer e integrar um sistema inteiro de metrô. Além dos 18 trens Metropolis, a Alstom fornece sistemas de comunicação, subestações de alta voltagem e tração e sistemas de controle de tráfego baseados no Urbalis 400, o sistema CBTC da Alstom. Amplamente comprovado e constantemente atualizado, o Urbalis representa a solução CBTC ideal para operadoras de transporte urbano que desejam maximizar performance e capacidade e que precisam de sistemas tradicionais de intertravamento para necessidades operacionais.

27/01/2017 – Alstom