Segundo trem da nova frota do Metrô BH entra em operação

18/06/2026 – Metrô BH

O Metrô BH inicia, nesta quinta-feira (18/06), a operação do segundo trem da Série 2000. A composição faz parte do conjunto de 24 novos trens adquiridos pela concessionária para modernizar a frota e elevar os padrões de conforto, segurança, sustentabilidade e eficiência do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fabricado pela CRRC Changchun Railway Vehicles, na China, o novo trem foi desenvolvido exclusivamente para a operação do Metrô BH, tornando-se o primeiro modelo da história do sistema projetado especificamente para atender às necessidades da capital mineira e de sua região metropolitana.

Entre os diferenciais da Série 2000 estão o sistema de frenagem regenerativa, que reduz o consumo de energia, a preparação para operação automática (ATO), telemetria embarcada para transmissão de dados em tempo real e um sistema de tração mais moderno e eficiente.

Com a nova frota, os passageiros também passam a contar com uma experiência de viagem mais confortável, com ar-condicionado inteligente, assentos mais amplos, tomadas USB em todos os carros, Wi-Fi de fábrica e painéis eletrônicos que informam, em tempo real, a estação atual, a próxima parada e o destino final da viagem.

Na área de segurança, a Série 2000 possui sistema ampliado de monitoramento por câmeras, sensores de fumaça, iluminação de alto desempenho e canal direto de comunicação entre passageiros e o operador de trem para situações de emergência.

A entrada em operação do segundo trem da Série 2000 reforça o compromisso do Metrô BH com a modernização do transporte sobre trilhos e com a oferta de um serviço cada vez mais seguro, confortável e eficiente para os passageiros que utilizam o sistema diariamente.