A Alstom e a Linha Uni apresentaram o design e as características dos trens que circularão na Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. A Linha Uni é a concessionária responsável pela construção e operação da linha e a Alstom pela produção dos trens. A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) prestigiou a apresentação para a imprensa, realizada nesta 4ª feira (26/06), em São Paulo.
Os trens foram apresentados no Lab 4.0 da Alstom, laboratório de realidade virtual com tecnologia que reproduz experiência do usuário e permite visualização antecipada das composições antes mesmo do início de sua produção. O processo possibilita olhar detalhado sobre todos os aspectos, desde formato dos assentos e elementos de conforto e segurança até elementos técnicos como truques.
Com design moderno, os trens são na cor cinza com destaques em laranja, que reforça o nome e a identidade do ramal, com o número 6 na máscara frontal. O layout interno foi desenvolvido para oferecer maior fluidez de entrada e saída dos passageiros, assim como a circulação nos corredores, proporcionando uma melhor experiência de viagem.
As grandes janelas e portas, juntamente com o para-brisa frontal amplo, irão proporcionar visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável, além de oferecer melhor visualização da via. Estações com portas de plataforma também foram integradas ao projeto, aumentando a segurança e eficiência durante embarque e desembarque.
Os trens irão contar com tecnologias modernas como mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio, bem como detectores de descarrilamento, conforme norma europeia. A saída de emergência pode ser realizada pelas portas dos trens, uma vez que há passarela de emergência em todos os trechos da linha. Intercomunicadores de emergência acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas também estarão disponíveis, garantindo segurança e acessibilidade a todos os passageiros. Todos os alarmes e status dos trens serão integralmente enviados ao Centro de Controle Operacional (CCO), aumentando a confiabilidade do sistema e possibilitando a implementação futura da manutenção preditiva dos trens.
Equipado com sistema CBTC GoA4 (UTO – Unattended Train Operation), o controle de trens baseado em comunicação que permite operação sem condutor, o trem da Linha 6-Laranja poderá alcançar velocidades de até 90 quilômetros por hora. Essa tecnologia permitirá intervalos de aproximadamente 2 minutos entre os trens no horário de pico, podendo reduzir para até 75 segundos. Durante os períodos de maior demanda, haverá operação de 20 trens entre Brasilândia e São Joaquim.
Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros. A linha deverá atender cerca de 633 mil passageiros diariamente.
Fabricados em aço inoxidável, outra característica dos trens é a resistência: as estruturas das composições têm durabilidade de mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparadas com modelos fabricados em aço carbono.
Ao todo, 22 trens de seis carros cada serão fabricados na unidade industrial da Alstom na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. As primeiras caixas dos trens já estão em produção.
A linha contará com duas áreas de estacionamento, em Tietê e Itápolis, que servirão para iniciar a operação diária e lidar com emergências, também terá um backup do CCO em Brasilândia, garantindo continuidade da prestação do serviço em caso de falhas. A infraestrutura inclui ainda o Pátio Morro Grande, com oficina completa dedicada à manutenção e limpeza dos trens. O Sistema de tração de última geração também está previsto, promovendo maior economia de energia, com gestão da circulação dos trens priorizando a regeneração energética.
“Nosso objetivo com a Linha Uni vai além de conectar pontos na cidade; estamos focados em proporcionar uma experiência de viagem que redefina os padrões de conforto, segurança e eficiência aos mais de 600 mil passageiros que utilizarão a nossa linha diariamente. Com tecnologias de ponta e um compromisso contínuo com a inovação, estamos projetando um sistema de mobilidade urbana que oferece transporte seguro e confiável. Esta abordagem com certeza vai melhorar a experiência do usuário, e estabelecer novos padrões para o futuro da mobilidade urbana em São Paulo”, afirma Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni.
“Me sinto honrado em participar de um projeto tão importante para a cidade de São Paulo como a Linha 6-Laranja, que irá mudar a vida da cidade, especialmente em áreas carentes de mobilidade urbana como Brasilândia e Freguesia do Ó. Trabalhar em uma empresa como a Linha Uni, que tem uma real preocupação em diminuir distâncias, trazer oportunidades e ajudar na descarbonização da mobilidade é muito gratificante. Participar de toda a concepção e construção dos novos 22 trens é um privilégio e ver o resultado se aproximando, nos dá muita alegria”, comenta Daniel Loureiro, Diretor de Operações da Linha Uni.
Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina, explica: “Esse projeto reafirma nossa missão de promover um sistema de transporte confiável e sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos paulistanos e, especificamente, para os estudantes que vão utilizar a linha das universidades e não vão comprar um carro, uma tendencia mundial da juventude”.
A Linha 6-Laranja, ao ser concluída, ligará Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central de São Paulo, transportando mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento, hoje feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos. A concessionária responsável pela obra tem investimento comprometido de mais de R$18 bilhões.
Com informações da Linha Uni e Alstom.
Assista o vídeo:
https://anptrilhos.org.br/wp-content/uploads/2024/06/linha-uni-design-trem-alstom-interno.mov