A Gerência de Material Rodante e a Coordenação de Oficina Mecânica e Pneumática (COMEP) da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte adquiriram um novo torno CNC (do inglês Computer Numeric Control, ou seja, Controle Numérico Computadorizado). A máquina, utilizada na usinagem de peças por comando computadorizado, foi instalada na semana passada e já está em pleno funcionamento.

Enquanto os tornos convencionais são operados manualmente, o torno CNC é controlado por um computador numérico, conectado diretamente ao equipamento, onde é feita a programação (instruções) para a usinagem. Após a fase de preparação, a máquina executa o trabalho de forma automática. O torno CNC reduz o tempo de fabricação das peças, traz melhoria no acabamento e otimiza o processo como um todo, gerando aumento na qualidade do produto final. “Vários serviços que demandavam muitas horas nas máquinas convencionais, agora, serão mais rápidos. O novo torno vai trazer grande benefício para a área e, automaticamente, para a Empresa”, afirma o supervisor da manutenção, Vandir da Silva.

Inovação: a COMEP já possui um torno CNC de grande porte, capaz de usinar rodas, eixos e grandes peças. A utilização desse equipamento aumentou muito nos últimos anos, tornando necessária a aquisição de uma máquina menor para atender as outras demandas. A expectativa é de que a maioria das peças usinadas possa ser produzida pelo novo torno CNC, ampliando a capacidade da oficina.

A Coordenação de Oficina Mecânica e Pneumática, responsável pela fabricação e recuperação de partes usinadas, tanto dos trens, quanto de diversos sistemas da Companhia, conta com diferentes equipamentos, como tornos mecânicos, fresadoras e furadeiras. A área atende a vários setores de manutenção da Empresa. “Agradecemos a parceria com a Gerência de Licitações e Compras, que também contribuiu para esta aquisição valiosa”, diz o coordenador Ronan Lázaro.

13/06/2022 – CBTU Belo Horizonte